Início » Noticia » Inauguração da Avenida Independência tem ação de cidadania do Pro Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Inauguração da Avenida Independência tem ação de cidadania do Pro Paz

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Na manhã deste sábado (15), mais de cinco mil pessoas participaram do passeio ciclístico que marcou a inauguração do prolongamento da Avenida Independência. Com o objetivo de levar serviços de cidadania à população, a Fundação Pro Paz promoveu ação com emissão de documentos e atendimento jurídico, médico e odontológico.

A ação foi feita em parceria com as secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública (Sespa) e Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e teve o apoio da Defensoria Pública e das prefeituras de Belém e Ananindeua. Durante o evento, o Pro Paz promoveu também oficinas de hip-hop, grafite e skate para moradores do entorno, além de atividades preventivas de educação no trânsito e cultura de paz para motoristas e pedestres que trafegavam pela avenida.

A ação ocorreu de 8h às 14h. Durante a atividade, foram ofertados serviços de emissão de 300 identidades, 200 carteiras de trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Houve ainda serviços em saúde, como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV. Quatro unidades móveis da Sespa fizeram atendimentos de clínico geral, pediatria, ginecologia e cardiologia. Em parceria com o Corpo de Bombeiros foi ofertado ainda tratamento odontológico. Já a parceria com a Prefeitura de Belém garantiu serviços como cadastro para cartão do SUS e Bolsa Família.

Marinez de Souza, moradora do bairro do Icuí-Guajará, aproveitou a ação para tirar a primeira certidão de nascimento da filha, Maria Helena, de 3 meses. “A ação está sendo excelente para os moradores do entorno da avenida, com tantos serviços sendo oferecidos. A equipe foi muito atenciosa e o serviço, rápido. Toda a comunidade recebe muito bem este dia de ações do Pro Paz. Esperamos por mais ações”, disse.

Moradora do bairro do Curuçambá, Regina Brelaz, 42 anos, aproveitou a ação para receber atendimento médico especializado. “Esta ação é maravilhosa. Fiz atendimento com cardiologista e ginecologista em uma manhã, de forma rápida, com profissionais atenciosos. A população deve aproveitar estas ações do governo do Estado. Levarei minha família nas próximas”, afirmou.

“Estávamos precisando ir ao dentista, mas não tenho tempo durante a semana para leva-los. Gostei muito desta iniciativa e da forma com que fomos atendidos. Trazer serviços como este é algo muito importante para a população”, afirmou Ana Siqueira, 51 anos, que levou os dois filhos, Sávio e Vitória Siqueira, para juntos receberem atendimento odontológico.

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, disse que a entidade não tem medido esforços para atender este tipo de demanda em todo o território paraense e que o dia é especial para toda a população. “Hoje tivemos uma grande integração com diversas secretarias para celebrar este dia de inauguração da Independência, uma obra de grande importância para o Estado. Além desta grande ação de cidadania, trouxemos também atividades lúdicas com arte educadores para as crianças. A intenção é envolver os jovens para que eles tenham este sentimento de pertencimento, já que esta é uma obra que foi feita para eles, que são moradores, assim como para toda a população do Estado, que irá trafegar pela avenida”, afirmou.

Durante o mês de agosto, antes da inauguração da avenida, o Pro Paz trabalhou em parceria com o Departamento de Transito do Pará (Detran) levando palestras sobre educação no trânsito e cultura de paz para pais e alunos em escolas estaduais no entorno da avenida. Durante o evento de inauguração, foi montada uma tenda intitulada “Cultura Urbana”, com uma equipe de 20 arte educadores que ministraram oficinas de hip-hop, grafite e skate para crianças e adolescentes moradores dos bairros próximos à Independência.

 

Mayara Albuquerque

Fundação Pro Paz