Início » Noticia » Escola em Cotijuba recebe o projeto Conquistando a Liberdade
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Escola em Cotijuba recebe o projeto Conquistando a Liberdade

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Fotos: Thiago Gomes/Ascom Susipe

Alunos da Escola Estadual Professora Marta da Conceição, localizada na ilha de Cotijuba, receberam nesta terça-feira (25) mais uma edição do projeto Conquistando a Liberdade, que leva internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) para fazer a limpeza e a manutenção de escolas, além de promover encontros entre detentos e estudantes.

Além da revitalização do espaço, a programação também teve o Papo di Rocha, que leva para os alunos da rede pública os relatos e experiências dos presos na criminalidade, alertando os jovens para os riscos de entrar para o crime. Estudante do oitavo ano do ensino fundamental, a jovem Luciana Lemos da Silva, 17 anos, disse que a programação alerta sobre os perigos do mundo do crime. “Achei muito legal as palestras, pois eles tiveram a coragem de falar sobre os problemas por que passaram, e isso serve de inspiração para todos nós, para que a gente não siga esse caminho”, disse.

Clique e veja fotos das atividade do Conquistando a Liberdade na ilha de Cotijuba

Para o detento Virgílio Márcio, participar do projeto Conquistando a Liberdade é uma forma de reparar os erros cometidos no passado, ajudando na educação de crianças e adolescentes. “Com as palestras ajudamos a alertar os alunos a não seguirem o mesmo caminho errado que um dia eu segui. Isso faz com que eu possa dormir em paz, sabendo que ajudei a juventude”, afirmou.

O Conquistando a Liberdade atua na prevenção da violência, ajudando o detento a voltar ao convívio com a sociedade, além de reduzir a pena por meio de treinamento e acompanhamento psicossocial. Segundo o coordenador do projeto, Ercio Teixeira, o projeto ganha cada vez mais visibilidade nas escolas, que pedem a participação da equipe na revitalização do espaço e na apresentação de palestras para os alunos.

“Sempre que encerramos os trabalhos nas escolas, os diretores nos procuram para elogiar ou até mesmo para cobrar o nosso retorno o mais breve possível, mas o que mais marca em toda a equipe de trabalho são as palestras do ‘Papo di Rocha’, que oferece um despertar para o aluno sobre os perigos de entrar no mundo do crime e ir pelo caminho errado”, declarou.

A programação na Escola Estadual Professora Marta da Conceição também contou com as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar. Nesta quarta-feira (26), haverá círculos restaurativos para a construção da paz com professores da escola, em ação desenvolvida pelo programa Pro Paz. O Corpo de Bombeiros dará palestra sobre prevenção de acidentes. “As atividades terão o objetivo de despertar os papéis dos professores de protagonistas na escola. Assim, fortalecemos o desenvolvimento do aluno e do professor, disseminando a cultura da paz”, diz a assessora técnica do Pro Paz, Sônia Gama.

O projeto Conquistando a Liberdade é promovido pela Susipe em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Pro Paz e Polícia Militar. É desenvolvido em escolas da rede pública estadual de ensino, onde os detentos fazem serviços de limpeza, poda de árvores, reparos nas redes elétricas e hidráulicas e consertos de cadeiras e mesas. Participam do projeto detentos dos regimes fechado e semiaberto.

Texto:
Tiago Furtado