Início » Noticia » Obra do Núcleo de Atendimento Pro Paz em Paragominas está pronta
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Obra do Núcleo de Atendimento Pro Paz em Paragominas está pronta

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

A coordenadora do Pro Paz de Paragominas, Karlla Valetim, diz que tudo foi pensado para que a vítima não desista de denunciar e registre os casos de violência. Foto: Cristino Martins/Agência Pará.

O município de Paragominas ganhará, em breve, um novo Núcleo de Atendimento do Pro Paz Integrado. O prédio, localizado no bairro do Jardim Bela Vista, foi construído na área da antiga Delegacia da Mulher, que passou por reformas e adaptações para a instalação do novo espaço. Orçada em R$ 421.624, a obra foi concluída em março deste ano e dispõe de uma ampla estrutura, com sala multimídia, consultório médico, sala para atendimentos dos assistentes sociais, arquivo, banheiros, refeitório, brinquedotecas, consultório de psicologia e sala para perícia.

O local, que oferece em um só espaço serviços de policiamento e atendimento psicossocial, conta com delegacia, enfermaria e dois espaços de acolhimento às vítimas de violência. Um exclusivo para mulheres e outros destinado apenas a crianças. “A importância desse espaço integrado é para que a vítima não desista de denunciar e registre os casos de violência. Pois, a distância dos locais de atendimento acabava dificultando o acesso da vítima por direitos e espaços de acolhimento”, explica a coordenadora do Pro Paz de Paragominas, Karlla Valetim.

Segundo ela, toda a estrutura do prédio foi pensada em acolher de forma humanizada mulheres e crianças vítimas de qualquer forma de violência. “Desde a recepção até os serviços de saúde e atendimento psicossocial, tudo foi planejado para dar o máximo possível de assistência às vítimas. Tanto que 99% dos profissionais da Unidade Integrada são mulheres”, afirma a coordenadora. Entre os serviços oferecidos pelo Núcleo estão registros de ocorrência, perícia, acolhimento psicossocial especializado e a garantia dos direitos básicos relacionados à saúde física e mental das vítimas de violência.

Para a delegada Mahenalva Helena, responsável pelo núcleo do Pro Paz Integrado, a instalação do projeto em Paragominas vai facilitar a vida da população e deve aumentar consideravelmente as soluções dos crimes de violência contra mulheres e crianças na região. “A integração de diversos serviços em um só espaço oferece condições favoráveis para que as vítimas denunciem os casos e procurem por ajuda. Pois assim que chegarem à unidade, elas podem contar com uma equipe de multiprofissionais pronta para servi-las”, ressalta a delegada.

Além do município de Paragominas, o novo núcleo também vai atender a população de mais 13 municípios da região, como Ipixuna do Pará, Dom Eliseu, Ulianópolis, Mãe do Rio e Aurora do Pará. A unidade contará com 14 profissionais – entre médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais – aptos para auxiliar a comunidade em dois turnos de atendimento. A obra faz parte do processo de expansão e interiorização que o projeto Pro Paz Integrado começou após a inauguração do núcleo de atendimento de Santarém, que atende toda a região do Baixo Amazonas, e o núcleo localizado no município de Bragança, que atende toda a região da Zona Bragantina.

Texto:
Adison Ferrera