Alunos da Escola Estadual Dr. Freitas participam de palestra sobre violência sexual
A palestra buscou orientar os alunos da escola, em grande parte adolescentes, sobre a importância de denunciar esse tipo de violência. Foto: Tiago Furtado/Ascom Pro Paz
Os alunos da Escola Estadual Dr. Freitas acompanharam nesta terça-feira (20), uma palestra sobre violência sexual. A programação faz parte de uma série de eventos realizados pelo Pro Paz Integrado em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio. A palestra teve o objetivo de orientar os alunos da escola, em grande parte adolescentes, sobre a importância de denunciar a violência cometida contra crianças e adolescentes.
A palestra foi desenvolvida por psicólogas do Pro Paz Integrado, que alertaram sobre os perigos, sinais, formas de prevenção e locais onde as vítimas de violência podem buscar atendimento. Para a estudante Maíra Costa, de 16 anos, levar às escolas temas como a violência sexual contra crianças e adolescentes ajuda a esclarecer os próprios alunos para que eles não sejam vítimas desse crime. "É muito importante a gente saber no que consiste esse crime porque assim a gente pode denunciar e impedir que outras pessoas acabem sendo vítimas", afirmou.
Segundo o diretor da Escola Estadual Dr. Freitas, Marco Antonio Oliveira, debater temas importantes como violência contra crianças e adolescentes, faz parte de um trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar com os alunos, para que eles se conscientizem sobre a prevenção da violência sexual. "Aqui levamos a sério não só a integridade da escola, como também a segurança de nossos alunos. O índice de violência em nossa escola é zero porque sempre discutimos a questão da violência. Essa já é a quarta palestra que realizamos na escola desde o inicio do ano letivo e, todo mundo que chega aqui disposto a ajudar no combate a violência na escola, será recebido de portas abertas", declarou.
Para a psicóloga do Pro Paz Integrado, Marlinda Fonseca França, a palestra esclarece os alunos sobre o tema e ajuda na prevenção da violência sexual. "Esse tema ainda é um tabu que pretendemos derrubar, para que essas crianças e adolescentes se sintam a vontade para falar e se manifestar, pois as pessoas ainda não conversam sobre esse assunto. A palestra é uma abertura para que os alunos possam denunciar e nos ajudar a acabar com essa violência que acontece principalmente no ambiente familiar", disse.
Durante a palestra, também foram apresentados os serviços disponibilizados pelo Pro Paz Integrado, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência de maneira integral, com serviços médico, psicossocial, de defesa social e perícia.
Texto:
Tiago Furtado