Início » Noticia » Novo Repartimento recebe Unidade Integrada do Pro Paz e quartel da Polícia Militar
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Novo Repartimento recebe Unidade Integrada do Pro Paz e quartel da Polícia Militar

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Fotos: Sidney Oliveira / Ag. Pará

(Agência Pará de Notícias)

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, acompanhado por autoridades da área, inaugurou nesta segunda-feira, 21, duas importantes obras para a população de Novo Repartimento, no sul do Estado: a nova Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP) e o quartel da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do município. Juntos, os dois investimentos somam mais de R$ 2 milhões.

Clique e veja as fotos da UIPP e do Quartel da Polícia Militar em Novo Repartimento

De acordo com o comandante da CIPM, capitão PM Juniel Maciel, a construção de um espaço próprio para o batalhão era um desejo antigo dos policiais militares de Novo Repartimento e da própria população, em torno de 67 mil habitantes, segundo informações da prefeitura municipal.

O policial explicou que a estrutura – composta, entre outros espaços, por recepção, sala administrativa, sala do comando, alojamentos, cozinha e áreas de convivência – foi acompanhada por uma série de investimentos que estão mudando a realidade da segurança pública na região.

“Entre 2013 e 2014, obtivemos uma redução de 42% nos índices de criminalidade apenas em Novo Repartimento, o que, para nós, é fruto de todos esses investimentos e, também, de um trabalho integrado com outros organismos, como a Polícia Civil, o Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará), Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a prefeitura”, destacou o capitão. Hoje, a 23ª CIPM, que responde pelos municípios de Novo Repartimento e Pacajá, conta com um efetivo de mais de 100 homens, nove viaturas e seis motos.

Integração – Ainda em Novo Repartimento, depois de inaugurar o quartel da 23ª CIPM, as autoridades da Segurança Pública do Estado seguiram para a sede da nova UIPP, cujas obras terminaram há cerca de 15 dias. No local, conheceram as instalações, que incluem salas de escrivães, investigadores, monitoramento, comando, alojamentos, reconhecimento de suspeitos, entre outras.

O delegado geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino, ressaltou a importância do trabalho policial para garantir a paz social e de valorizar não apenas a infraestrutura como também os servidores da área. “Hoje, Novo Repartimento está recebendo um novo delegado, aprovado no último concurso público da Polícia Civil e, junto com ele, outros novos 372 policiais estão entrando em exercício em todo o Estado. Além disso, 76 unidades como esta estão sendo ou já foram construídas em todo o Pará e 45 delegacias também estão sendo ou já foram reformadas”, citou.

O novo delegado que está assumindo a UIPP de Novo Repartimento é o belenense Alenson Lameira, de 29 anos. Ele morava em Macapá, no Amapá, e voltou para o Estado para prestar o último concurso da Polícia Civil. “Eu já atuava na área de segurança pública e estou muito feliz em poder assumir esse novo compromisso profissional”, contou.

O secretário Luiz Fernandes disse que, dos mais de 300 policiais civis que estão dando início ao seu trabalho, 142 são novos delegados. O contingente, no entanto, deve aumentar em breve. “Ainda este ano teremos novos concursos para a Polícia Militar e para a própria Polícia Civil, para vagas que não foram preenchidas no último certame, e, também, já está previsto um concurso para o Corpo de Bombeiros”, anunciou.

Fernandes informou ainda que, além dos serviços integrados que já estão previstos para funcionar na UIPP de Novo Repartimento, como Polícia Militar, Polícia Civil e Pro Paz, em breve, o município vai ganhar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que também funcionará no prédio da UIPP.

“Todas as unidades que estão sendo construídas pelo Estado têm recebido o mesmo padrão de qualidade, pois o objetivo é trabalhar com o mesmo conceito, de integração. Queremos que essas unidades sejam um ponto de referência para o cidadão, onde ele possa buscar um atendimento que vai além da questão policial”, resumiu.

As inaugurações foram acompanhadas com entusiasmo por moradores de Novo Repartimento, como é o caso do aposentado Juvenal Conceição, de 67 anos. Membro de uma entidade que trabalha em prol dos direitos das crianças e adolescentes no município, ele acredita que a maior beneficiada pelos investimentos será justamente essa faixa da população, considerada bastante vulnerável.

“Como as autoridades disseram aqui, a intenção do trabalho integrado que norteia a segurança pública agora visa também à educação e o resgate de valores importantes, principalmente para nossas crianças e jovens. Por tudo isso, nós só podemos agradecer ao governo do Estado e esperar para que logo possamos colher os frutos desses investimentos”, enfatizou o aposentado.

Texto:

Elck Oliveira