Início » Noticia » Pro Paz Integrado ganha destaque em seminário Internacional
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Integrado ganha destaque em seminário Internacional

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

O Pro Paz Integrado, projeto que oferece atendimento a crianças e jovens vítimas de abuso e exploração sexual, foi apresentado em um seminário internacional realizado em Estocolmo, na Suécia, a convite da World Childhood Foundation, ONG que promove a defesa dos direitos da infância no mundo, com foco no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O seminário, realizado no final de setembro, teve como objetivo debater os métodos de apoio às crianças vítimas de violência sexual, garantindo o intercâmbio entre gestores de programas sociais de diversos países, ajudando a fortalecer o combate à violência sexual em todo o mundo.

O Pro Paz Integrado foi o único serviço do País selecionado para apresentar suas atividades para representantes de instituições que garantem a proteção de crianças e adolescentes no mundo. Participaram do seminário, a coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, que apresentou os serviços realizados, e o juiz da Comarca do município de Abaetetuba, Deomar Alexandre Barros, que apresentou o “Depoimento especial”, projeto que garante o atendimento às crianças vítimas de violência sexual um único espaço, impedindo a sua revitimização.

A coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, avaliou a participação do programa no evento após a chegada à capital paraense, no início desta semana. Ela considerou positiva a apresentação do Pro Paz Integrado no seminário internacional e declarou que o projeto teve boa receptividade dos demais convidados. Eugênia acredita que os atendimentos do Pro Paz Integrado não deixam a desejar em relação aos de outros países.

"Os participantes de outros países gostaram muito da nossa apresentação, tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros coordenadores e verificar como é realizado o atendimento às vítimas de violência sexual em países como a Suécia, Alemanha, Estados Unidos e África do Sul. É muito gratificante para nós do Pro Paz representar o nosso Estado e ter um projeto reconhecido internacionalmente por uma ONG respeitada em todo o mundo, como é o caso da Childhood", declarou Eugênia.

O formato de atendimento foi considerado pelo Ministério da Saúde como modelo na atenção à saúde integral das vítimas de violência sexual, oferecendo acolhimento que conta com atendimento psicossocial especializado, garantindo os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez decorrente de estupro, por meio de medidas profiláticas nos casos detectados até 72 horas. O projeto ajuda a reduzir a revitimização e incentiva a importância da denúncia.

Eugênia também declarou que o seminário foi uma oportunidade de avaliar o trabalho desenvolvido até aqui pela equipe do Pro Paz Integrado, além de conhecer os serviços realizados em outros países que possam ser aplicados no Pará, ajudando a diminuir o índice de violência sexual no Estado. “O que mais me deixou feliz com esse convite foi conhecer novas práticas de combate à violência sexual. Podemos pegar todo esse ensinamento e colocar em prática nos núcleos de atendimento do Pro Paz Integrado em Belém e, com a ampliação dos nossos serviços, levar também para os municípios do interior, garantindo proteção integral para crianças e adolescentes", pontuou.

O juiz da Comarca de Abaetetuba, Deomar Alexandre Barros, falou sobre a importância do “Depoimento especial”, serviço que atende crianças vítimas de violência sexual em um único espaço, contando com a presença de psicólogas, assistentes sociais e defensores, evitando que ela tenha que repetir seu depoimento várias vezes e impedindo que a criança sofra com o trauma. “Somos a primeira comarca da região Norte a realizar esse tipo de atendimento. Apresentamos o trabalho desenvolvido em Abaetetuba e conseguimos chamar a atenção dos convidados com a nossa apresentação. Foi uma oportunidade única, já que tivemos a presença de participantes do mundo todo”, avaliou.

A World Childhood Foundation é uma instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia, da Suécia, e trabalha na prevenção do abuso e exploração de crianças, apoiando mais de 100 projetos em todo o mundo, atendendo crianças que estão em situações de risco ou que são vítimas de abuso. 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz