Início » Noticia » Caravana Pro Paz leva cidadania e saúde ao município de Portel
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz leva cidadania e saúde ao município de Portel

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

O vice-governador Helenilson Pontes acompanhou os atendimentos da Caravana Pro Paz em Portel e destacou a importância da ação para o interior.

(Agência Pará de Notícias)

O município de Portel, localizado no arquipélago do Marajó, recebeu nesta sexta-feira (25) o segundo dia de atendimentos da Caravana Pro Paz Cidadania. O vice-governador Helenilson Pontes acompanhou o mutirão em Portel e visitou as obras da delegacia de polícia local, que está em fase de acabamento para ser entregue até o fim do ano. A Caravana Pro Paz oferece atendimento médico em diversas especialidades, exames e distribuição de medicamentos, além se serviços de documentação e orientação jurídica.

Ao todo, serão visitados nesta etapa 19 municípios, num período de quase 80 dias. Segundo a gerente do Pro Paz, Cláudia Vinagre, somente no primeiro dia, em Portel, foram atendidas 805 pessoas, nas 15 especialidades oferecidas pela caravana, e cerca de 1,7 mil documentos foram emitidos na ação de cidadania. Até o meio-dia desta sexta (25), cerca de 600 pessoas tinham se consultado com os médicos do mutirão ou feito algum tipo de procedimento médico, e cerca de 120 pessoas tinham retirado documentação, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou certidão de nascimento.

O aumento da procura pelos serviços da caravana no segundo dia de atendimento nos municípios se dá por causa da própria divulgação das pessoas que foram atendidas no primeiro dia junto a parentes e vizinhos. “Temos capacidade de oferecer até 1.350 consultas, fora os exames”, explica a coordenadora. Segundo Cláudia Vinagre, esta edição da Caravana Pro Paz traz novidades, como as especialidades de média e alta complexidade, entre elas neurologia, reumatologia, endocrinologia, dermatologia e urologia.

“Esperamos que cada vez mais as pessoas procurem os serviços da caravana nos municípios que ainda vamos visitar, para que possamos colaborar efetivamente levando saúde e cidadania para a população”, disse. Além do exame de ultrassom, a caravana também oferece preventivo do câncer de colo do útero, testes de HIV, hepatites e sífilis, PSA, verificação da pressão arterial e da glicemia, peso e altura.

Abrangência – Helenilson Pontes diz que o Pro Paz é um programa do governo do Estado que se consolidou porque atende diretamente a necessidade da população. Além disso, segundo ele, é uma obrigação dos governos promoverem ações que busquem a qualidade de vida das pessoas. O vice-governador comentou que, ao conversar com pessoas que esperavam por atendimento na caravana, escutou delas que desejam “mais Pro Paz” em suas vidas. “Isso tudo representa para nós o acerto de uma política que leva saúde a todos os cantos do Estado”, resumiu.

Para ser atendido na caravana, basta apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de identidade. “A partir daí, é emitido o cartão do Pro Paz, que representa o cadastro da pessoa no nosso sistema, para que na próxima passagem do programa, os profissionais já tenham um arquivo com a vida clínica e evolução do paciente. Além disso, o cartão do Pro Paz também contém o número do cartão do SUS, fazendo com que ele possa ser normalmente apresentado na rede pública de saúde”, explica Cláudia Vinagre.

Entre os atendidos em Portel está a dona de casa Francisca Barroso da Silva, de 100 anos. Ela aproveitou a presença da caravana em Portel e foi fazer um checape. Acabou recebendo a notícia que está muito bem de saúde, apesar da idade. “Deu só um probleminha, mas os médicos passaram um tratamento e vou me recuperar”, comentou.

Quem também procurou a Caravana Pro Paz e saiu do atendimento satisfeita foi a dona de casa Maria Rosana Silva, 30, que há dois anos perdeu o movimento nas pernas. “Preciso de uma cadeira de rodas. É muito difícil ser cadeirante e não ter chance de se locomover”, comentou. Ela foi beneficiada com a cadeira ofertada pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag).

A caravana já passou pelos municípios de Oeiras do Pará e Bagre. De Portel, seguirá para Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Almerim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Juruti e Santarém. 

Texto:
Marcio Flexa - Vice-Governadoria