Projetos do Pro Paz ganham destaque em intercâmbio nos Estados Unidos
O servidor Valdemir Monteiro apresentou as ações do Programa Pro Paz, que foram elogiadas por ONGs e universidades norte-americanas
Projetos do Programa Pro Paz foram apresentados em um programa de intercâmbio promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, que contou com representantes de organizações Não Governamentais (ONGs), governos, fundações e universidades norte-americanas, com o objetivo de fortalecer práticas de gestão e formar parcerias com o governo do Estado, além de apresentar os diversos projetos do Programa Pro Paz.
Os selecionados para o programa de intercâmbio, realizado no período de 20 de abril a 11 de maio, são escolhidos por meio de um processo seletivo, em que são analisados programas e projetos governamentais, que desenvolvem ações voltadas à garantia de melhoria das condições de vida da comunidade local.
O servidor do Pro Paz, Valdemir Monteiro, apresentou as ações que estão sendo realizadas para o enfrentamento da violência e da criminalidade, que incluem o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Modelo - Segundo Valdemir Monteiro, muitos representantes de ONGs e de universidades norte-americanas se surpreenderam com o modelo de gestão da Unidade Integradas Pro Paz (UIPP), que oferece diversos serviços para a população em um único espaço físico. “Quando falávamos do processo de gestão da UIPP, muitos se surpreendiam, pois contamos com as presenças das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública, oferecendo cursos de qualificação e atividades socioesportivas, com atendimento de cerca de 600 adolescentes e jovens do bairro da Terra Firme”, informou.
Outros projetos do Programa Pro Paz foram muito destacados pelas organizações dos Estados Unidos, que oferecem serviços de arte e cultura e atendimentos integrais a crianças e jovens. “As experiências muito elogiadas pelas organizações dos EUA foram as da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), Pro Paz Integrado, Pro Paz nos Bairros e Pro Paz Escola. É muito importante esse reconhecimento, uma vez que desenvolvemos projetos que influenciam diretamente na qualidade de vida da população”, afirmou Valdemir Monteiro.
Em março de 2012, uma comitiva da Embaixada Norte-Americana esteve no Pará e conheceu os projetos desenvolvidos pelo Programa Pro Paz. A partir de então, foi realizado o processo seletivo para participação na troca de experiências entre Brasil e Estados Unidos.
Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz