UIPP Terra Firme realiza campanha de vacinação contra o HPV
Adolescentes da Terra Firme recebem a primeira dose da vacina contra o HPV na UIPP do bairro.
Nesta terça-feira, 18, a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme realizou uma programação especial de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), para meninas de 11 a 13 anos de idade, que moram nas comunidades próximas à UIPP. A programação faz parte da campanha nacional de vacinação contra o HPV que foi iniciada no dia 10 de março e que protege as adolescentes do câncer de colo do útero.
Foram disponibiizadas cem doses na UIPP e muitas meninas do bairro foram até o local acompanhadas de seus responsáveis. É o caso da jovem Sara de Souza, de 12 anos, que foi junto com a sua tia até a Unidade do Pro Paz na Terra Firme para tomar a vacina e se proteger contra o vírus que tem 98% de eficácia contra o câncer de colo do útero. Apesar de jovem, Sara mostrou estar bem informada sobre a importância da vacina contra o HPV. "É muito importante tomar essa vacina porque ajuda a gente a ficar mais protegida e se prevenir de doenças no futuro. Minha tia me incentivou a passar aqui e pelo menos agora eu não tenho risco de pegar essa doença", declarou Sara de Souza, referindo-se ao câncer de colo do útero.
A tia de Sara, a autônoma Jéssica Alves da Silva, elogiou a ação realizada na UIPP e disse que campanhas como essa ajudam a manter as mulheres do bairro mais informadas sobre os riscos de desenvolver o câncer de colo do útero no futuro, caso não procure o atendimento adequado na hora certa. "É sempre bom a gente prevenir uma doença grave o quanto antes, os agentes de saúde passaram ontem na rua da nossa casa falando sobre o dia de vacinação que teria aqui, como os pais da Sara trabalham o dia todo, aproveitei que a UIPP fica perto de casa e trouxe ela para tomar a vacina", disse.
Segundo o coordenador da UIPP Terra Firme, Tenente Esaú Silva, a campanha realizada na UIPP teve um resultado positivo, pois contou com um bom número de meninas que buscaram tomar a primeira dose da vacina. Segundo o tenente Esaú, as pessoas que não conseguiram a vacina serão encaminhadas pelos servidores da UIPP até a Unidade de Saúde da Terra Firme. "A realização da campanha terminou de maneira positiva, muitas jovens passaram aqui na UIPP buscando atendimento. Agora vamos atuar em parceria com a Sesma para encaminhas as pessoas que não conseguiram a vacina até o posto de saúde mais próximo e assim imunizar o maior número possível de adolescentes", disse.
O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido de mãe para filho no parto. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer do colo de útero e tem a sua segurança reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo estimativa da OMS, 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
A campanha de vacinação contra o HPV foi realizado pela Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme, em parceria com a Secretaria Municipal Saúde (Sesma) de Belém.
Texto
Tiago Furtado