Início » Noticia » Pro Paz garante a cidadania de crianças e adolescentes no Distrito Industrial
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz garante a cidadania de crianças e adolescentes no Distrito Industrial

Fotos: Thiago Araújo e Cristino Martins/ Ag. Pará

(Agência Pará de Notícias)

Há um ano, o estudante Mileno Silva Barros, 13 anos, faz curso de informática básica na Unidade Integrada de Polícia Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial. Ele conta que foi uma das melhores oportunidades dadas aos jovens do bairro. ”É muito bom ter esses conhecimentos. Aprendi a renomear arquivos e pastas, a digitar rápido os textos e a utilizar programas, como o Word e Excel. Isso com certeza vai ser importante para o mercado de trabalho. Antes eu fazia um curso particular, mas não gostava. Já desse curso oferecido pelo Pro Paz eu gosto e acho os professores muito legais”, comenta.

O estudante Cláudio Renato Cardoso, 14 anos, está entrando em contato pela primeira vez com a informática, pois não tinha condições financeiras de fazer aulas particulares. “Faz três semanas que estou na aula de informática do Pro Paz. É bom porque, antigamente, eu não tinha nenhum curso e nunca tive contato com computadores. Tô aprendendo muita coisa aqui, como digitar e conhecer as ferramentas do computador”, comemora.

Assim como Mileno e Cláudio, mais de 300 pessoas, entre crianças e adolescentes estão sendo beneficiadas com a unidade do Pro Paz no Distrito Industrial. No espaço, são oferecidas atividades esportivas, como futsal, inclusão digital com curso de informática, aulas de reforço e cursos profissionalizantes. Nas atividades de futsal, inclusão digital e aulas de reforço são atendidas crianças de 9 a 16 anos. Já os cursos profissionalizantes são abertos para pessoas de 22 a 35 anos, que podem fazer a capacitação nas áreas de auxiliar administrativo, mecânica de refrigeração e eletricista. Os módulos atendem um total de 90 participantes.

A UIPP oferece, ainda, o programa Menor Aprendiz, encaminhando adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, para estágio em empresas parceiras. “Para ser encaminhado, o estudante precisa preencher importantes requisitos, como estar matriculado regularmente na rede pública de ensino, ter boas notas e bom rendimento escolar. Com isso, queremos, desde já, dar uma oportunidade para que esses adolescentes e jovens tenham no futuro uma boa colocação dentro do mercado de trabalho”, ressalta Ana Lúcia Santos, coordenadora pedagógica da UIPP do Distrito Industrial.

Além disso, o Pro Paz garante a expedição de RG (Registro Geral) para as pessoas da comunidade, atendendo, no horário de 8h até 13h, cerca de 150 pessoas por dia. A unidade também abre oportunidade nos cursos de informática para as pessoas idosas. “Nós queremos que todos vivam nesse mundo globalizado e para isso é importante incluir na era digital as pessoas da terceira idade, que nunca tiveram contato com a informática. No geral, atendemos cerca de 900 pessoas, por mês, entre os participantes dos cursos, futsal e comunidade”, afirma coordenadora pedagógica.

O esporte, mais especificamente o futsal, também é incentivado na UIPP para promover a integração das crianças. Para a professora de Educação Física, Terezinha Cruz, o esporte é fundamental para a socialização e desenvolvimento motor das crianças. “Tem muitas crianças que não praticam esporte nenhum e isso vai desfavorecê-la tanto no aspecto da saúde como do lado cognitivo, além de desenvolver a parte motora”, avalia Ana Lúcia. 

Ainda no âmbito do esporte, a UIPP do Distrito Industrial realiza, às terças e quintas-feiras, ginástica funcional, beneficiando cerca de 25 mulheres que estão acima do peso. “Ainda vai fazer um ano e já alcançamos uma grande meta. Só ouço comentários de que a unidade favoreceu muito tanto a parte de segurança como atendimento para as crianças, oferecendo esporte e lazer, que só fez com que melhorasse a perspectiva da comunidade, que não tinha acesso a um projeto grandioso como o Pro Paz. Serviu muito para ajudar a comunidade, que não precisa se deslocar mais por grandes distâncias para ter atendimento para suas crianças, assim como para retirar identidade, da primeira à terceira via. Os filhos não ficam mais ociosos. Aqui é um ponto de referência para eles”, comemora Ana Lúcia.

A capitã da Polícia da Militar (PM) e administradora da UIPP do Distrito Industrial, Aldaíze Almeida, também avalia de forma positiva a chegada da unidade no bairro e afirma que o próprio índice de roubos e furtos reduziu. “A população sente isso, percebendo o aumento do efetivo dos policiais nas ruas. E o trabalho é full time, com o funcionamento 24 horas da Companhia do 29º Batalhão da PM e posto da Polícia Civil atuando de forma integrada na unidade”, afirma a capitã, destacando que, mensalmente, são realizadas palestras de conscientização sobre drogas, violência e saúde nas escolas estaduais e municipais.

Mais de 50 mil beneficiados pelo programa

Iniciado em 2004 pelo Governo do Estado, o Pro Paz surgiu com o objetivo de fomentar políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude. Também veio com a missão de oferecer um turno complementar para as crianças da rede de ensino público, oferecendo a elas atividades nas áreas do esporte, lazer e cultura, além de atendimento social às famílias. Já são 12 regionais, distribuídas pela Região Metropolitana de Belém e municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Breves, Salvaterra, Abaetetuba, Bragança e Barcarena, beneficiando mais de 59 mil pessoas.

Além de funcionar como um contraturno para os estudantes, o Pro Paz atua de forma preventiva nas escolas, com o Pro Paz nas Escolas, difundindo a cultura de paz entre os alunos por meio de palestras que abordam temas como drogas, bullying e violência doméstica. As unidades do programa também atuam em parceria com o Pacto pela Educação, promovendo a formação de agentes multiplicadores da cultura de paz entre os alunos. Cada turma elege um representante, que será esse agente multiplicador na sua comunidade.

Simão Bastos, coordenador geral do Pro Paz, declara que é uma satisfação participar de uma ação tão grandiosa que tem como alvo a transformação de vidas. “É uma satisfação participar dessa construção que busca trabalhar as habilidades individuais. É uma alegria ver que vidas estão sendo transformadas e que milhares de famílias estão tendo sua condição social alterada. Esse acolhimento social pelo Pro Paz tem promovido a cidadania e o despertar de vidas para uma nova realidade e mudança de conceitos”, avalia o coordenador.

Serviço: A Unidade Integrada de Polícia Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial funciona de 8h15 às 11h30 e de 13h às 17h30 e está localizada no final da linha do Distrito Industrial, na avenida Zacarias, s/n. Para se inscrever para participar das atividades, os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente devem apresentar foto, comprovante de residência, declaração escolar e RG. 

Texto:
Fabiana Gomes
Secretaria de Estado de Comunicação