Início » Noticia » População de Salinópolis já dispõe de atendimento na Caravana Oftalmológica
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

População de Salinópolis já dispõe de atendimento na Caravana Oftalmológica

(Agência Pará de Notícias)

O dia do carpinteiro Francisco de Assis, 43 anos, morador do município de Salinópolis, no nordeste paraense, começou cedo nesta terça-feira (10). Ele foi um dos primeiros a chegar à Avenida Miguel de Santa Brígida, em busca de atendimento pela Caravana Pro Paz Oftalmológica, que ficará durante três dias na sede municipal, oferecendo gratuitamente consultas e cirurgias, sempre a partir das 06 horas. A ação mobiliza cerca de 80 profissionais.

Com pterígio (carne crescida) em um dos olhos, Francisco de Assis disse que o problema já atrapalhava suas atividades profissionais. Com a cirurgia, ele espera voltar a trabalhar sem problemas. “Eu não conseguia enxergar direito, por isso sempre estava pedindo auxílio para terminar os trabalhos. Quando soube que a Caravana estava vindo para Salinas, resolvi vir cedo pra cá. Agora é esperar o repouso para voltar a trabalhar normalmente”, disse ele.

Fabiene Melo levou o pai, André Pereira, para ser atendido. Com catarata, ele não enxergava há quase dois anos. “Ele estava muito deprimido, não se alimentava direito e pedia para ver o neto. Agora, até sem palavras para agradecer, porque ele diz que já está enxergando”, contou Fabiene. André confirmou que conseguiu enxergar após a cirurgia, e agradeceu aos médicos e à filha, que o levou até a Caravana.

Solução - O prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique da Silva Gomes, conheceu a estrutura da Caravana e disse ter ficado entusiasmado com o resultado do trabalho. “Não encontro palavras para mensurar a importância desse programa. Quando a gente proporciona um trabalho como esse, em parceria com o governo do Estado, a gente soluciona um problema social e econômico, porque muitas vezes a pessoa que tem um problema oftalmológico acaba acarretando problemas para a família. Esperamos zerar os casos de catarata e carne crescida no município, nesses três dias de atendimento”, disse o prefeito.

A Caravana conta com três carretas, duas delas destinadas especificamente ao atendimento à população. Em uma funcionam seis consultórios e o centro cirúrgico, que permite fazer várias cirurgias, simultaneamente. Ambas contam com equipamentos de última geração, capazes de fazer cirurgias de alta e média complexidade. A terceira carreta serve de depósito para equipamentos e outros materiais de trabalho.

A Caravana Oftalmológica atenderá a população de Salinópolis até quinta-feira. Depois, segue para Santarém Novo, onde estará no dia 14 (sábado); Primavera (dia 16); Quatipuru (dia 18); Tracuateua (dias 20 e 21); Bragança (de 23 a 30); Augusto Corrêa (de 2 a 4 de outubro); Cachoeira do Piriá (dias 06 e 7); Maracanã (dias 09 e 10); Curuçá (dias 12 e 13) e Colares, no dia 15 de outubro.

Para ter acesso ao atendimento é preciso apenas apresentar a Carteira de Identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Texto:
Antenor Filho - Secom