Início » Noticia » Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente promove encontro com municípios
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente promove encontro com municípios

(Agência Pará de Notícias)

O Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover) promoveu nesta quarta-feira (17) um encontro de mobilização entre representantes de oito municípios, para tratar do mapeamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é constituir um panorama da realidade desse sistema em cada cidade e, assim, facilitar o processo de interação com as instituições locais para o suporte às ações de capacitação do Mover neste ano.

Representantes de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Abaetetuba e Barcarena participaram do evento, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). Técnicos e coordenadores da área de assistência social, conselheiros tutelares e de direito da criança e do adolescente, policiais civis e militares, promotores de justiça, defensores públicos, procuradores e secretários reuniram-se a fim de discutir cino eixos: saúde mental/ drogadição; medidas socioeducativas/ Sinase; violação de direitos/ violência sexual; orçamento e controle social e o protagonismo social.

“Esta reunião ajuda a construir diagnósticos sobre a garantia de direitos em cada um dos municípios. O resultado colhido será apresentado no Encontro Estadual do Mover e também no Encontro Regional do polo Belém, que ocorre em maio”, disse a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Edivane Duarte.

“Valorizando o estatuto, a Seas assume o papel de articulador perante políticas públicas, fomentando o debate dos temas e assessorando os municípios”, completou a coordenadora. Além da Seas, outros integrantes do Comitê Gestor do Mover marcaram presença no encontro: Pro Paz, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Defensoria Pública e as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Saúde Pública (Sespa).

Texto:
Marina Pedroso - Seas