Moju, no nordeste do Pará, ganha nova Unidade Integrada Pro Paz (UIPP)
(Agência Pará de Notícias)
Fotos: Rodolfo Oliveira/ Ag. Pará
Moju, no nordeste paraense, é a mais nova cidade a receber uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP). Na manhã desta quarta-feira (24), uma comitiva do governo do Estado, liderada pelo secretário Luiz Fernandes, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou à população mais uma unidade de referência, que oferece em um só espaço serviços de policiamento e atendimento psicossocial. Com a inauguração, o Pará já soma 24 UIPPs em pleno funcionamento.
Localizada no bairro Almir Gabriel, a unidade dispõe de uma ampla estrutura, com centros de atendimento das polícias Civil e Militar, salas de mediação de conflito e para atendimentos dos assistentes sociais, consultório de psicologia, arquivo, banheiros, refeitório, centro de monitoramento, alojamento e sala para perícia. Além do novo espaço de segurança pública, o governo do Estado também entregou uma viatura para a Polícia Militar da cidade e duas motocicletas para a guarda municipal.
Diretora da escola estadual Enestina Pereira, a professora Irlene Aracati, 52 anos, levou alunos para a inauguração da unidade policial. Segundo ela, a UIPP era um anseio antigo dos moradores, que hoje comemoram a instalação no novo espaço. “Os bons exemplos de Unidades Integradas Pro Paz espalhadas por todo o Estado alimentavam a nossa vontade de ter um empreendimento desse aqui no município. Por isso fiz questão de trazer toda a comunidade escolar para mostrar de perto como funciona esse trabalho de integração entre polícia e atendimento psicossocial”, disse.
“Não se pode falar em segurança publica sem falar em investimento em educação e em projetos efetivos de transformação social. Por isso ao longo desses quase quatro anos, desde que começaram as instalações das UIPPS, o governo do Estado vem investindo em uma nova forma de fazer segurança pública, aproximando cada vez mais o sistema de segurança pública e a comunidade”, afirmou Luiz Fernandes.
Desde 2011, o governo do Estado já entregou 24 UIPPs, e aguarda a conclusão de mais 54 unidades, que estão em fase de construção ou processo licitatório. Além de serem referências em atendimento psicossocial e integrarem, em um só espaço, serviços das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, as UIPPs também dispõem de um núcleo de mediação de conflitos com o apoio de profissionais das áreas de assistência social, psicologia, direito e da própria polícia, para solucionar questões na esfera da comunidade local.
Texto:
Adison Ferrera
Secretaria de Estado de Comunicação