Caravana Pro Paz leva serviços de saúde para a população de Bagre
Entre os principais atendimentos de saúde feitos em Bagre, está o de pessoas com manchas na pele. Caravana permanece na cidade até terça-feira (22).
(Agência Pará de Notícias)
A Caravana Pro Paz chegou nesta segunda-feira (21) ao município de Bagre, na ilha do Marajó, oferecendo gratuitamente serviços de saúde, como consultas e exames médicos em diversas especialidades. O mutirão, que nesta etapa já passou por Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará, fica na cidade até terça-feira (22).
Uma das beneficiadas foi Vitória Pimentel de Paiva, de apenas 4 anos, que nasceu com deficiência nos braços e nas pernas e, por isso, é impossibilitada de andar. Sem ter como se locomover, ela ficava sentada em uma cadeira e, assim, ia para a escola, no colo do avô, Venilson Vieira Paiva, 46 anos. Hoje, a mãe de Vitória, Cleidiane Pimentel, 22 anos, e o avô levaram a criança até a Caravana Pro Paz, onde ela conseguiu a tão sonhada cadeira de rodas.
Venilson disse que a cadeira de rodas era o sonho de todos, pois Vitória só ficava na cadeira dela ou sentada no chão, brincando com outras crianças. "Apesar da deficiência, ela é muito alegre", contou o avô. A mãe da menina disse que já havia até desistido de dar a cadeira à filha. Com a chegada da caravana, a família renovou a esperança e realizou um sonho.
Quem também recebeu atendimento na Caravana Pro Paz em Bagre foi Santina de Calvário Almeida, 99 anos, que foi fazer o exame de eletrocardiograma, acompanhada da filha. Apesar da idade, a paciente teve um resultado satisfatório. "Agradeço muito pela oportunidade que essa caravana está nos dando e fico muito feliz pelo atendimento que tive", frisou.
Integrante da equipe médica da caravana, a dermatologista Marcy Leonici informou que, entre os casos mais atendidos, estão o de pessoas com manchas no rosto e acne, além de crianças com manchas brancas nas pernas (Ptiriase Alba). "Fazemos o primeiro atendimento e prescrevemos os medicamentos, mas em alguns casos é necessário fazer uma análise mais aprofundada, com exames", ressalta.