Adolescentes atendidos pela UIPP da Terra Firme participam de Campeonato Paraense de Futsal
Os atletas da UIPP da Terra Firme que disputarão o Campeonato Paraense de Futsal Sub-15 estão treinando na sede do Paysandu.
Oito adolescentes atendidos pela Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme foram selecionados para participar do Campeonato Paraense de Futsal Sub-15 pelo time da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Belém. Os atletas foram escolhidos devido ao bom desempenho apresentado durante as aulas de futsal na UIPP e foram integrados ao time da Sejel participando dos treinamentos na sede do Paysandu, na Avenida Nazaré.
Os adolescentes foram selecionados pelo treinador do time da Sejel, Afonso Brandão, que também é professor de futsal na UIPP da Terra Firme. Para Afonso, as práticas esportivas desenvolvidas em bairros da periferia de Belém, como a Terra Firme, possibilitam o lazer de forma gratuita e a descoberta de novos talentos em áreas que antes não contavam com projetos esportivos.
“Ações como essa são importantes porque Belém tem poucos espaços para o lazer de crianças e adolescentes de forma gratuita. Consegui trazer outros alunos, mas gostaria de levar muito mais. Todos os jovens que estão na UIPP têm a consciência de que existem outras atividades esportivas na UIPP, como vôlei e basquete, que eles podem ter uma oportunidade profissional. Como eles estão em um bairro populoso é muito importante que os jovens tenham acesso à prática de esportes no seu bairro para que eles possam passar longe da criminalidade”, declarou.
O adolescente Fernando Amorim, 15 anos, é morador da Terra Firme e está desde a inauguração da UIPP participando de atividades de esporte e lazer. Fernando disse que apesar de praticar outros esportes, o que ele mais gosta de jogar é futsal e foi graças ao bom desempenho que o professor Afonso lhe escolheu para participar do time da Sejel e disputar o Campeonato Paraense de Futsal.
“Eu gosto muito de futsal e sempre jogava com os meus colegas na rua, o problema é que lá na Terra Firme é difícil ter algum teste para jogar futebol e por isso jogava só com os meus amigos. Quando apareceu o Pro Paz com uma quadra e com um professor para nos orientar, foi todo mundo pra lá, só que eu não esperava que fosse selecionado para disputar um campeonato paraense. É uma grande chance que eu tenho de virar jogador profissional”, disse.
Os treinamentos são realizados sempre às quartas e sextas-feiras no horário de 7h às 9 horas da manhã e aos sábados ou segundas, de acordo com a tabela da competição. Junto com os outros jogadores que atuam no time da Sejel, Alexander Coelho, de 15 anos, declarou que a convivência com os outros jovens que também participam do time que disputa o campeonato paraense é boa, já que todos têm chances de participar do time titular para a competição. “Aqui a gente se dá bem, porque todo mundo quer jogar bola. O professor incentiva e ajuda todo mundo a melhorar o próprio desempenho e não dá tratamento especial para ninguém, aqui é como se fosse a minha segunda família”, afirmou.
Atualmente a UIPP da Terra Firme atende 430 crianças e adolescentes com práticas esportivas, atividades na área de arte, cultura, lazer e inclusão digital, além de tratar de temas como combate às drogas, prevenção do meio ambiente e educação sexual. A UIPP conta com a parceria da comunidade local e diversas instituições estaduais, garantindo o direito da comunidade a ser consultada e participar de decisões estratégicas com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade.
Texto:
Tiago Furtado