Festa Junina da UsiPaz Guamá diverte criançada e anima moradores do bairro
Foi realizada na noite desta segunda-feira (26), a Festa Junina da Usina da Paz Guamá, em Belém. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). Durante a programação, houve mostra artística dos alunos de dança do complexo, venda de comidas típicas, sorteio de prêmios e muita diversão para a criançada.
O secretário de cidadania, Igor Normando, esteve presente no evento e acompanhou de perto toda a festividade. “É importante que a população tenha lazer e algo para se divertir, reunindo a família, amigos e poder dançar, experimentar delícias gastronômicas juninas é uma forma de fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social”, ressaltou o titular da Seac.
O coordenador geral da UsiPaz Guamá, Renato Ferreira, explicou que a grande atração da noite são os próprios alunos do complexo. “Resolvemos que a festa seria feita totalmente pelas pessoas do bairro. Por isso, as apresentações de dança e canto, serão todos aqui de dentro. As vendas de comidas típicas também são de moradores do bairro e pessoas aqui da gastronomia”, explicou o gestor.
As brincadeiras ficaram por conta da Fundação ParáPaz, que animou as crianças presentes com pescaria, pintura facial, pintura e recorte de desenhos, argolas e boca do palhaço, que é um jogo divertido de pontaria típico de festas juninas. A programação faz parte do projeto ParáPaz para Todos. “Pensamos em um projeto que pudesse beneficiar a todos, não só a mulher e a criança, como todos os adultos e também os idosos. O projeto traz diversão para crianças e jovens, curso de qualificação para adultos e idosos”, explicou a coordenadora geral do ParáPaz nas Usinas, Rita Melo.
Dona Raquel Carvalho trouxe a neta Wanny e a sobrinha Maitê para o evento e elas aproveitaram para fazer pintura facial. “Estou amando que as meninas tenham um espaço para se divertir e que seja seguro, porque antes não tínhamos esse tipo de festa voltada para as crianças aqui no bairro. Elas estão se divertindo muito”, contou Raquel.
Para Iza Santos, mãe de Emily Sofia, de 7 anos, estava aproveitando bastante a festa enquanto sua filha estava jogando Boca do Palhaço. “A Emily tá se divertindo muito, tem tudo o que ela gosta de fazer, pintar, jogar e brincar. É bom que eu também aproveito para comer e dançar”, disse Iza.
Durante o evento, também houve exposição de peças feitas pela turma de impressão 3D, da UsiPaz. A instrutora do curso Andreza Jackson estava presente para explicar os benefícios do curso, as diversas áreas de atuação e atrair mais o público para a atividade, que é recorrente no espaço. “A impressão 3D não é só para fazer brindes ou chaveiros, há várias possibilidades. Vai de decoração, utensílios de moda e até projetos de arquitetura”, explicou a professora.
Por Aline Seabra (SEAC)