Início » Noticia » Caravana Pro Paz chega ao município de Quatipuru
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz chega ao município de Quatipuru

domingo, 25 Junho, 2017

Na manhã deste domingo, 25, a dona de casa Ana Paula Costa, 35, acordou cedo, como faz todos os dias, para cuidar do filho Alywelton do Mar, de 13 anos, que nasceu com paralisia infantil e se locomove apenas por meio de cadeira de rodas. Mesmo com os desafios diários enfrentados pela família, eles se deslocaram de casa, localizada no bairro Boa Esperança, até a Escola Municipal Professor Benedito Ramos, na comunidade Boa Vista, distrito de Quatipuru, onde ocorreu o primeiro dia de ação da Caravana Pro Paz Cidadania no município.

Para Ana Paula, a rotina de cuidados e as dificuldades de deslocamento não foram impedimento para buscar os serviços do Pro Paz, pois há muito tempo ela ouvia falar na ação, mas nunca sonhou que um dia viesse para tão perto da sua casa. “Nós cuidamos do Alywelton com muito amor e tudo que venha para melhorar a vida dele nós fazemos. Aproveitamos para emitir a identidade dele, o que vai facilitar na conquista de outros benefícios de saúde. Só tenho a agradecer ao governo por trazer serviços tão importantes ao nosso povo, pois sem documentos não somos cidadãos”, relatou Ana Paula, que também aproveitou para emitir sua identidade e a do filho mais velho, Elielton do Mar, de 14 anos.

Foi com o sentimento de esperança que a Caravana Pro Paz Cidadania chegou ao município de Quatipuru, com o apoio da Prefeitura Municipal. O segundo e último dia de ações gratuitas será realizado nesta segunda-feira, 26, na Escola Municipal Minervina Carvalho, com a emissão de Registro Geral (RG), Identidade Jovem (Id Jovem), Carteira Social, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), encaminhamento para Certidão de Nascimento e assessoria jurídica, além de fotografias 3x4.

Integram a ação Fundação Pro Paz, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, além da prefeitura local.

Foi em Boa Vista que o casal Raimundo e Nayris Silva, de 38 e 20 anos, respectivamente, conseguiu emitir a Certidão de Nascimento do filho mais novo, Ítalo da Silva, de apenas 25 dias de vida. “Nossa expectativa era emitir apenas a certidão dele e acabamos descobrindo que as nossas não valem mais, pois estão plastificadas. Acabou todo mundo garantindo documento atualizado, graças ao governo, que pegou essa estrada para trazer esse monte de benefício pra gente”, explicou Raimundo, que sustenta a família vendendo material de construção numa pequena estância do bairro distrital de Jabuti.

O casal de funcionários públicos Antônio Lisbôa, 61, e Terezinha Lisbôa, 55, aproveitou a manhã deste domingo para validar seus documentos de identidade, deteriorados com o tempo. “Há muito tempo precisávamos atualizar nossos documentos, mas a falta de tempo e a distância nos impedia. É difícil se deslocar até a cidade para resolver qualquer coisa, então a ação veio em boa hora, já que estamos iniciando o nosso processo de aposentadoria”, detalhou Terezinha.

Para o prefeito de Quatipuru, Luiz Pereira, a cidadania é um direito fundamental de todo cidadão e a chegada do Pro Paz Cidadania ao município vem reforçar o compromisso assumido pelo Governo do Pará com a população da região. “Nosso povo se sente feliz em receber, mais uma vez, a caravana Pro Paz e ter os olhos do governador Simão Jatene voltados novamente para as necessidades da nossa gente, que hoje se sente assistida e respeitada”, observou o gestor municipal.

Por Nil Muniz