Início » Noticia » Pro Paz e prefeitura de Castanhal estudam parceria
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz e prefeitura de Castanhal estudam parceria

Com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e disseminar a cultura de paz, representantes da Fundação Pro Paz tem visitado diversos municípios do interior do Pará para propor parcerias que viabilizem a implantação de programas desenvolvidos pela instituição. Nesta quarta-feira (12) o presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt, e os coordenadores de programas da Fundação estiveram no município de Castanhal.

Em reunião com o prefeito Pedro Coelho, secretários e representantes da Câmara de Vereadores foi possível apresentar todos os projetos da Fundação, que cobrem desde a prevenção da violência até atendimentos a crianças, adolescentes, mulheres e grupos vulneráveis, baseando-se na disseminação de uma cultura de paz, e também propor parcerias para que um polo do Pro Paz seja implantado no município.

“Foi muito importante que a equipe do Pro Paz viesse a Castanhal para nos mostrar como abordar as temáticas sociais e, mais ainda, como trabalhá-las. Isso é de grande interesse da nossa gestão. Nós estamos enfrentando diversos problemas sociais e essa integração vai possibilitar avanços importantes. Não sei porque os prefeitos no passado não tentaram essa articulação, mas nós estamos dispostos a fechar essa parceria para melhor atender as necessidades sociais do nosso povo”, afirmou o prefeito Pedro Coelho.

Para o secretário de Assistência Social de Castanhal, Amiraldo Torres, a chegada do Pro Paz no município não atende apenas a assuntos que envolvem a assistência social, mas, sim, toda a população.

“O Pro Paz é importante pois constitui um marco de integração de políticas públicas e criação de fluxos, garantindo a integralidade do atendimento do cidadão. Todos os programas apresentados pelo Pro Paz são  importantes para o nosso município e a forma com que o Pro Paz trabalha essas políticas públicas é um diferencial no estado. Vamos avançar para a criação de núcleo municipal do Pro Paz, garantindo direitos para Castanhal e para os cidadãos dos municípios próximos”,  disse o secretario.

Para o titular do Pro Paz, o momento é de integração dos municípios em busca de políticas publicas que atendam os cidadãos. “Temos diversos prefeitos que assumiram recentemente a gestão e estão dispostos a construirem políticas públicas na área social integradas às que o Governo do Estado executa.  A Fundação Pro Paz está indo até os municípios para compartilhar a experiência dos programas e articular uma parceria que viabilize a implantação dos mesmos”, explicou Bittencourt.

Luciana Castanheira, presidente da Câmara dos Vereadores de Castanhal, afirmou que o município aguardava ansiosamente por essa parceria. “A presença do Pro Paz em nosso município é de suma importância pois a necessidade de trabalho dessa temática da violência é urgente. E Castanhal precisa unir com o Estado para combater a violência contra crianças e adolescentes e também trabalhar a prevenção nos bairros”, ressaltou.