Início » Noticia » Alunos do Pro Paz nos Bairros recebem atendimento odontológico da Sespa
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Alunos do Pro Paz nos Bairros recebem atendimento odontológico da Sespa

A partir de uma parceria entre a Fundação Pro Paz e a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o polo do Pro Paz nos Bairros do Mangueirão ganhou uma clínica de odontologia voltada aos alunos matriculados na unidade. O espaço, que já disponibilizava alguns atendimentos especiais feitos pela Sespa, agora receberá os alunos atendidos pelo programa. O objetivo é estender o serviço também para os familiares das crianças e jovens no decorrer dos próximos meses.

“É muito bom ter esse serviço aqui porque a gente não tem condições de pagar esse acompanhamento odontológico, e aqui eles fazem tudo sem precisar pagar nada. Fico muito feliz em saber que o meu filho, assim como outras tantas crianças, vai ser beneficiado com essa ajuda. Aliás, o Pro Paz tem dado várias oportunidades desse tipo para nós”, afirmou Ivanira Viana, 37 anos, mãe de Daniel, de 11.

O atendimento para os alunos é feito de segunda a sexta-feira durante a tarde. Os alunos são primeiramente avaliados e a partir disso é montada uma escala de atendimento. O próximo passo é estender o serviço para as famílias.

“O atendimento foi muito bom e as dentistas são muito atenciosas.  A gente não tem condição de pagar um tratamento desse e ter isso aqui é muito bom. A gente já estava aguardando por isso desde quando falaram que esse serviço vinha aqui pro polo”, conta Paula Ramos, 17 anos , aluna do programa no Mangueirão.

“A Fundação Pro Paz vem trabalhando um esquema de integração com os serviços ofertados pelo governo do Estado. Com o nosso cadastro nos polos temos levado serviços como Cheque Moradia, Credcidadão e muitos outros que, para essas famílias, representam oportunidades únicas. Agora, em parceria com a Sespa, estamos trazendo mais este serviço para eles. Essa integração é muito importante porque é através dela que estas crianças e suas famílias têm uma assistência mais completa”, explica a coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Monica Altman

O programa – O Pro Paz nos Bairros atende crianças e adolescentes na faixa de 8 a 18 anos, moradores da Região Metropolitana de Belém. O formato das atividades é de complementação escolar, o que cria alternativas saudáveis e de continuidade educacional nas linguagens artísticas (cênica, musical, plástica, audiovisual, literatura, dança) e educação física.

Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo, além de acompanhamento psicopedagógico por meio de profissionais orientados para o atendimento não só dos alunos, como dos familiares. O programa é uma realização da Fundação Pro Paz e tem por objetivo oferecer alternativas saudáveis para o período ocioso de criança se adolescentes, além de despertar nesses jovens a consciência da necessidade de mudança comportamental para a construção de uma cultura de paz coletiva, especialmente nos bairros periféricos.

Por Mayara Albuquerque