Ginastas participam de treinamento com atleta russa
Neste ano, o Brasil recebe os Jogos Olímpicos e uma das categorias que mais levanta a esperança da torcida nacional é a ginástica. Esporte com algumas modalidades, uma delas chama a atenção, é ginástica rítmica, exclusiva para mulheres e que combina técnicas de movimentos, respiração e dança, dentre outros fatores. Na ginástica rítmica, a Rússia lidera, tornando-se, inclusive, o único país a estar no pódio das Olimpíadas desde Sidney, Austrália, em 2000. A Rússia possui oito ouros, duas pratas e um bronze, num total de 11 medalhas conquistadas de 12 possíveis. É para repassar toda essa tradição de conquista e treino dentro da ginástica rítmica que a Federação Paraense de Ginástica, com incentivo do Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, trouxe até Belém a atleta russa Aleksandra Marakova para ministrar a Clínica de Ginástica Rítmica nesta semana.
O treinamento começou no dia 10 de fevereiro e terminou no último sábado, 13, no Clube Cassazum. Participaram 23 ginastas dos estados do Pará, Maranhão e Roraima, sendo 10 somente do Pará, todas participantes das atividades fornecidas pelo Pro Paz. As garotas, com idade entre 7 e 16 anos, passaram os quatro dias aprendendo novos movimentos e métodos de treinamento desenvolvidos na Rússia.
Lívia Bentes, professora assistente do Centro de Ginástica do Pará, declara que o treinamento serviu para melhorar a qualidade técnica das meninas, porque são meninas que estão começando, estão fazendo trabalho de base. “A gente trouxe a Aleksandra, por uma iniciativa da Federação Paraense de Ginástica, para poder dividir e fazer esse intercâmbio não apenas de conhecimento esportivo, mas também de cultura. O objetivo é oportunizar a essas meninas terem contato com o que há de melhor na ginástica do mundo e a Rússia é uma das melhores escolas do mundo de ginástica”, diz.
Para Marakova, 23 anos, essa tem sido uma experiência única. “Estar com essas crianças é muito interessante porque conheço outra cultura, outro povo. Na Rússia, a ginástica é muito importante, tão quanto é o futebol no Brasil, mas aqui a ginástica ainda está crescendo e é maravilhoso fazer parte desse momento”, reitera a atleta profissional. A russa fala que as garotas receberam muito bem os ensinamentos. “Elas são muito sorridentes, calorosas, é muito bom. Os olhos delas brilham!”.
Uma participante em que Marakova ficou de olho por conta do talento é a Julianna Gonçalves, de 14 anos, uma simpática adolescente que já tem se destacado a nível nacional. “Essa é a primeira vez que participo de um treinamento com alguém de fora e está sendo espetacular para mim porque eu nunca tinha passado por essa sensação. Eu estou aprendendo muito, manejo de aparelho, técnica e ganhando mais flexibilidade”, conta a menina, que começou a praticar ginástica com 11 anos de idade.
Julianna é uma das meninas que realizam ginástica por meio da parceria da Fundação Pro Paz com a Federação Paraense de Ginástica (Fepagin). O convênio apoia as atividades promovendo manutenção e recurso financeiro para o Centro Norte de Ginástica, localizado em Belém. Além disso, dá suporte de pessoal e material a Fepagin, e, com isso, possibilitou o ensino da ginástica a 350 crianças e adolescentes em 2015, ano em que a parceria foi firmada.
A treinadora dessa equipe formada pelos alunos do Pro Paz, Célia Santos, diz que é extraordinário receber esse aprendizado do conhecimento técnico russo. “A treinadora que está aqui é um ganho não só para nossas ginastas, mas para a Região, porque nós estamos aqui com técnicos e atletas que vieram do Maranhão e de Roraima, juntamente com toda nossa equipe do Pará. Tudo que está sendo dado de conteúdo e aplicado diariamente durante os treinos com certeza vai fortalecer nossa equipe”, afirma.
Ginástica do Pro Paz - As aulas deste ano de Ginástica na Fepagin começam nesta segunda-feira, 15, com turmas de 8h as 12h e de 14h as 18h. Podem se inscrever meninas e meninos a partir dos 5 anos. É só comparecer nesses mesmos horários na Fepagin, juntamente com responsável e portar os seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração da escola comprovando que está em vínculo estudantil, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou RG e ainda o RG do responsável. A Fepagin fica na rua Dr. Silva Rosado, 265, entre Francisco Monteiro e Teófilo Condurú, no bairro de Canudos. As modalidades oferecidas são Ginástica Artística, Rítmica e Aeróbica.