Início » Noticia » Pro Paz Integrado festeja o Dia das Crianças no Benguí e Distrito Industrial
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Integrado festeja o Dia das Crianças no Benguí e Distrito Industrial

Fotos: Cláudio Santos/ Ag. Pará

O Pro Paz Integrado, que funciona no Centro de Perícia Cientificas Renato Chaves, no bairro do Benguí, em Belém, atendendo crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, realizou nesta sexta-feira (17) uma programação especial, alusiva ao Dia das Crianças, com o objetivo de oferecer um dia de lazer para o público atendido pelos núcleos do Pro Paz Integrado, além de fortalecer a interação entre os familiares das vítimas atendidas e os funcionários do programa.

Durante toda a manhã houve apresentação de palhaços, brincadeiras e distribuição de brinquedos para as crianças que participaram da programação. O pai de uma menina de 8 anos, que está há mais de um ano em tratamento no Pro Paz Integrado, disse esperar que ela faça novas amizades e supere o trauma da violência que sofreu. "Antes de ter o acompanhamento psicológico no Pro Paz, minha filha chorava todos os dias e tinha medo de sair de casa, porque lembrava do abuso que tinha sofrido do nosso próprio vizinho. Por isso foi um período muito difícil para todos nós. Com o acompanhamento e atendimento que tivemos no Pro Paz, a gente percebeu que o comportamento dela mudou bastante, e agora ela está mais alegre, conversa mais comigo e com a mãe e faz questão de ir à escola todos os dias", declarou.

A programação foi idealizada pela equipe do Pro Paz Integrado do CPC, como forma de minimizar os efeitos da violência sofrida pelas crianças e adolescentes, oferecendo atividades culturais e brincadeiras. Segundo a coordenadora do Pro Paz Integrado do CPC Renato Chaves, Débora Silva, o evento alusivo ao Dia das Crianças se propôs a levar mais divertimento para as vítimas atendidas, fazendo com que elas esqueçam, nem que seja por um curto período, a violência sofrida por crianças e adolescentes. "Minimizando os efeitos da violência, as crianças e adolescentes conseguem, de certa forma, esquecer tudo o que aconteceu de ruim. Como estamos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, resolvemos realizar essa programação, e todos os familiares aceitaram e elogiaram nossa iniciativa", disse ela.

Além do Pro Paz Integrado localizado no CPC, há outro núcleo em Belém que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, localizado na Santa Casa de Misericórdia do Pará, e outros cinco núcleos que atendem mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência nos municípios de Santarém, Bragança, Altamira, Tucuruí e Paragominas.

O Pro Paz Integrado também conta com um posto de atendimento avançado no Terminal Hidroviário de Belém, onde é realizado o primeiro atendimento às vítimas de violência oriundas da região das Ilhas de Belém, do Arquipélago do Marajó ou que utilizam os rios para se deslocar.

Comemoração - Também houve uma manhã de lazer para as crianças assistidas pela Unidade Integrada Pro Paz, que funciona no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), nesta sexta-feira (17). A UIPP Pro Paz do Distrito Industrial atende cerca de 250 crianças, e adolescentes, na faixa etária de 8 a 16 anos. Segundo a capitã PM Aldaize Almeida, a unidade oferece atendimento social e ajuda as crianças na escola, na família e com atividades esportivas. Segundo familiares das crianças, após a participação delas nas atividades da unidade, o comportamento em casa e na escola melhorou bastante.

A unidade funciona com apoio técnico de profissionais da área de Educação Física, Assistência Social e Pedagogia. Na manhã desta sexta-feira (17) foram desenvolvidas atividades lúdicas, como gincana de matemática, na qual as crianças foram premiadas com brinquedos e jogos educativos. Elas também receberam lanche e orientação educacional.

Segundo o coordenador de Esportes da Unidade Pro Paz do Distrito, o ex-jogador de futebol profissional Luis Augusto Lima Oliveira, a programação foi muito positiva e com boa participação do público assistido pela unidade. "Essa programação é de incentivo para as crianças, que por meio de recreação esportiva aprendem as lições de cidadania e de bom comportamento social", destacou.

A capitã Aldaize disse que a unidade também oferece apoio e orientação sexual, educacional e de inclusão digital. "Aqui, nossas crianças recebem todo o apoio necessário para se transformarem em cidadãos de bem. Nossa equipe técnica faz acompanhamento social e também com as famílias. As crianças frequentam em horários alternados, de acordo com a frequência escolar. Nossa meta é ajudá-los no processo continuado de educação", destacou a oficial da Polícia Militar, que administra o espaço.

A Unidade do Pro Paz do Distrito Industrial também oferece a emissão de carteiras de identidade. Até o final deste mês estão previstas palestras com uma profissional da área de saúde, sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). As palestras serão voltadas aos adolescentes. Quem quiser participar das atividades da UIPP pode procurar a coordenação dos serviços na própria unidade,  localizada na rua Zacharias de Assumpção, em Ananindeua. As inscrições para as atividades são gratuitas (com a colaboração da Ascom/PGE).

Texto:
Tiago Furtado