Início » Noticia » Pará integra atividades alusivas ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pará integra atividades alusivas ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres

Fotos: Ascom/Pro Paz

Debater, denunciar e mobilizar a sociedade para as discussões pelo fim da violência contra as mulheres é o objetivo dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovido pela Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres em todo o país. No Pará, instituições estaduais referenciadas no atendimento à mulher vítima de violência, como Pro Paz; Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia de Atendimento a Vulneráveis (DAV); assim como a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), promovem ações na Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Estado.

Em Belém, esta semana, o Pro Paz Mulher (PPM) incluiu no seu calendário dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher palestras em entidades governamentais, municipais e empresas. A psicóloga Adriana Reis, do PPM, apresentou, em palestra, a atuação do projeto na Região Metropolitana de Belém (RMB) a um público de cerca de 200 pessoas na Sejudh e para aproximadamente 100 trabalhadores e profissionais que integram a Secretaria Municipal de Saúde.

As profissionais Francilene Lobato e Priscilla Taveira, assistente social e psicóloga do PPM, palestraram sobre o tema “Violência Doméstica” a aproximadamente 100 funcionários de duas unidades de uma rede de supermercados de Belém. Francilene também apresentou a experiência do PPM na Universidade da Amazônia (Unama), tendo como participantes cerca de 120 alunos e professores.

Já a psicóloga Adriana Fernandes, que também atua no PPM, participou de mesa redonda com um público de cerca de 100 pessoas, na Defensoria Pública do Estado do Pará, além de também ter ministrado a palestra “Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha” a 100 operários de uma empresa de engenharia de Belém.

Para Eugênia Fonseca, a participação do Pro Paz tem sito pontual em todas as atividades realizadas pelo Estado. “O Pro Paz tem sido convidado a apresentar suas experiências de 10 anos no enfrentamento a várias formas de violência no Pará. Temos sido referenciados como experiência exitosa nacional e internacional pela nossa vivência no acolhimento de crianças, adolescentes e mulheres da nossa região. Estamos na linha de frente, junto à sociedade civil e autoridades, integrando forças em prol de uma cultura de paz”, exemplifica.

Outros municípios

As atividades em comemoração à data não ficaram restritas à RMB. Todos os núcleos do Pro Paz localizados no interior do Pará compuseram as programações locais em parceria com prefeituras, entidades judiciárias e de classe.

Na Zona Bragantina, o Núcleo do Pro Paz Integrado de Bragança, em parceria com a Deam e a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e o Adolescente (Deaca), participou da programação da Prefeitura de Tracuateua, que contou com mesa redonda cujo tema foi “A discussão das redes de atendimento contra a mulher”, reunindo Polícia Civil, Promotoria de Justiça e Pro Paz.

Em alusão à data, na Região do Lago, o Núcleo do PPI, sediado em Tucuruí, participou de ações em escolas, centros de saúde e Secretaria de Municipal de Ação Social, discutindo temas como violência doméstica e sexual, violência contra a mulher, abuso e exploração sexuais, bullying e o PPI como referência em atendimento às mulheres em situação de violência da região. Nesta quarta-feira, 26, às 16h, haverá, no centro da cidade, caminhada pelo fim da violência contra a mulher e em comemoração ao Novembro Azul, Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Núcleo do PPI de Paragominas, que atende a Região Guajarina, profissionais do Pro Paz integraram atividades da “Ação Cidadania”, organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), assim como participou da Operação Minerva, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além de ações em parceria com o Conselho Tutelar local e Secretaria Municipal de Educação (Smec) em escolas.

No Núcleo do Baixo Amazonas, o Pro Paz Integrado de Santarém realizou caminhada no centro da cidade e a palestra “Prevenção da violência contra a mulher, seus sinais e sintomas”, ministrada por psicólogas e assistentes sociais que atuam no núcleo, assim como mobilização com entrega de folders e orientações sobre locais de denúncia. As atividades no núcleo encerram no dia 5 de dezembro com blitz informativa sobre o tema.

Em Altamira, no Núcleo do Xingu, em uma parceria entre Pro Paz Integrado e Polícia Civil, foi realizada mobilização de conscientização com entrega de folders informativos nas Regiões Metropolitana e rural da cidade, com atividades paralelas em Vitória do Xingu.

Pro Paz Mulher

Inaugurado no dia primeiro de julho, o núcleo especializado oferece atendimento às mulheres com idade acima de 18 anos, vítimas de violência doméstica, familiar, sexual e psicológica, por meio de serviços essenciais de atenção em um único espaço. O trabalho é realizado de forma integrada entre as diversas instituições que desenvolvem políticas públicas do Estado, entre os quais a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Polícia Civil.

De julho a outubro deste ano, o PPM já atendeu mais de 2.088 mulheres somente em Belém, sendo que em todo o Estado, o Pro Paz Integrado, que este ano completou 10 anos, já atendeu mais de 21 mil mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência.

Atualmente, além do Pro Paz Mulher, que atende a RMB, o Pro Paz Integrado (PPI) atende o Pará com cinco núcleos Regionais: Xingu (Altamira), Guajarina (Paragominas), do Lago (Tucuruí), Baixo Amazonas (Santarém) e Bragantina (Bragança), que além de mulheres, também oferecem acolhimento a crianças e adolescentes em situação de violência.

Saiba onde encontrar atendimento do Pro Paz/ Deam na RBM e interior do Pará:

Pro Paz Mulher e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)
Endereço: Tv. Mauriti, 2394, entre Av. Rômulo Maiorana (25 de Setembro) e Duque de Caxias, no bairro do Marco

Núcleo Santa Casa
Endereço: Rua Bernal do Couto S/N, Bairro Umarizal. Belém - Telefone: (91) 4009-2268/3223-2412

Núcleo Renato Chaves
Endereço: Rodovia do Mangueirão, S/N, Bairro: Benguí. Belém - Telefone: (91) 4009-6000

Posto de Atendimento Avançado Pro Paz Integrado - Terminal Hidroviário de Belém "Luiz Rebelo Neto"
Endereço: galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), ao lado do posto do Juizado da Infância e Juventude, próximo ao portão de desembarque

Núcleo Baixo Amazonas
Endereço: Avenida Sérgio Henn, nº 70, Bairro: Inventoria. Santarém

Núcleo Zona Bragantina
Endereço: Rua Martins Pinheiro, S/N, esquina com a Duque de Caxias, Bairro: Alegre. Bragança

Núcleo Xingu
Endereço: Rua Curitiba, s/n, Bairro Jardim Uirapuru. Altamira

Núcleo Região do Lago
Endereço: Rua São Paulo, S/N, Bairro Bela Vista, ao lado da Creche Menino Deus, atrás do Detran. Tucuruí

Núcleo Região Guajarina
Endereço: Rua Industrial, S/N, Bairro Jardim Bela Vista, ao lado do Quartel. Paragominas - Telefone: (91) 3729-1068

Texto:
Nil Muniz