Início » Noticia » Copa Interpolos Pro Paz termina com entrega de medalhas e integração entre crianças e adolescentes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Copa Interpolos Pro Paz termina com entrega de medalhas e integração entre crianças e adolescentes

Fotos: Mácio Ferreira/ Ag. Pará e PaulineProtásio/ Ascom IAP

Após quatro dias de competições, terminou nesta sexta-feira, 27, a primeira Copa Interpolos do Pro Paz, na Escola Superior de Educação Física, em Belém, que contou com a participação de mais de 700 crianças e adolescentes dos cinco polos do Pro Paz nos Bairros e das duas Unidades Integradas Pro Paz que funcionam na Região Metropolitana de Belém.

Clique e veja as fotos da I Copa Interpolos Pro Paz.

Foram cinco modalidades, divididas em diversas faixas etárias e que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto, que atende crianças e adolescentes que vivem em áreas consideradas de risco, proporcionando esporte e a lazer para todos os participantes.

A Copa Interpolos do Pro Paz também possibilitou acompanhar a evolução dos participantes nas modalidades esportivas desenvolvidas na Escola Superior de Educação Física, como futebol, futsal, vôlei, natação e atletismo. O último dia de competições foi voltado apenas para as diversas disputas de atletismo, como o salto em distância, 100 metros rasos e revezamento 4x100 metros.

E não foram apenas as crianças que aproveitaram as atividades desenvolvidas pelo Pro Paz nos Bairros e UIPPs, os pais aproveitaram o evento para acompanhar o desempenho das crianças e torcer muito durante as competições. É o caso do Dj Chagas da Silva, que acompanhava pela primeira vez a sua filha, Ana Vitória, de apenas 10 anos, nas competições de atletismo.

“Eu aproveitei o tempo que tive para acompanhar a minha filha aqui nas competições porque é um incentivo a mais para ela. Ela nunca participou de outra atividade esportiva e ficava o dia todo dentro de casa. Essa atividade é muito importante porque tira as crianças da ociosidade e da rua, evitando que elas vejam coisas que não prestam e as transforma em pessoas de boa índole” disse.

Já Ana Vitória era apenas nervosismo antes de participar das competições de atletismo representando o polo do Mangueirão. Para diminuir a tensão, Ana acompanhava os seus amigos antes que ela participasse do salto em distância. “Como eu sou da faixa etária de 11 anos eu vou disputar depois e isso dá um tempo para ver minhas amigas e torcer para que elas ganhem alguma medalha para o polo, além de me ajudar a esquecer o nervosismo antes de ir para a pista. Eu gosto muito de esportes, mas no Pro Paz eu tenho a chance de fazer outras coisas, como dança, arte e aulas de música. Isso ajuda a fazer novos amigos aqui no Pro Paz”, afirmou.

A Copa Interpolos do Pro Paz também apresentou jovens com grande potencial no esporte, como Juliana Hatachesk, 14 anos, do Pro Paz UFPA, que ganhou 16 medalhas nas diferentes competições de atletismo, sendo três de terceiro lugar e as outras 13 de primeiro lugar.

Juliana, que mora no bairro do Guamá, começou a praticar atletismo há dois anos, quando entrou no polo do Pro Paz e descobriu no esporte a sua grande paixão. “Antes de entrar no Pro Paz eu ficava apenas brincando na rua. Foi aqui que comecei a praticar várias atividades de esporte, além de exercitar o respeito e educação com os professores e colegas”, ressaltou.

Já o jovem Winicius do Sacramento Paiva, 11 anos, fez questão de comemorar as vitórias no atletismo com sua professora do polo da UFPA. Foram duas medalhas no último dia de competições que Winicius dedicou a todos os colegas de polo. “Aqui a gente não tem nenhuma rivalidade e somos muito amigos uns dos outros. É muito legal ter uma oportunidade de praticar esporte em alto nível, por isso resolvi comemorar com a minha professora porque ela é muito dedicada e esforçada para que a gente consiga os nossos objetivos”, observou.

Para o professor de Educação Física e idealizador da Copa interpolos do Pro Paz, Vinicius Palitot, o saldo é positivo pois contou com a participação de todos os alunos dos polos e elevou o nível de competição de todos que participam do seu primeiro campeonato. “É gratificante ver essas crianças recebendo a premiação e encerrar com chave de ouro as nossas atividades, além de ver o que podemos melhorar nas próximas edições da Copa Pro Paz para aumentar o número de equipe e de modalidades no futuro”, diz.

Segundo o coordenador Geral do Pro Paz, Jorge Bittencourt, a integração entre todos os profissionais e servidores dos polos fez com que a Copa Interpolos do Pro Paz se tornasse um sucesso, sempre pautado nos princípios éticos. “A primeira Copa Interpolos foi um sucesso, todos ganharam desde os servidores dos polos e das UIPPs, os nossos adolescentes atendidos e suas famílias. Uma copa pautada nos princípios do respeito às regras do esporte, dessa forma respeitando seu adversário, princípios que levarão para suas vidas nos seus lares, nas suas comunidades”, declarou.

As competições foram divididas por faixas etárias, de 8 a 11 anos, 12 a 15 anos e 16 a 18 anos. No futsal, os campeões foram os polos do Mangueirão (8 a 11 anos e 12 a 16 anos masculino); Sacramenta (16 a 18 anos masculino) e UFPA (12 a 15 anos feminino). No vôlei e futebol os grandes campeões foram os jovens do Pro Paz Sacramenta.

Texto:
Tiago Furtado