Escola Estadual Justo Chermont recebe atividades do Pro Paz Escola
Fotos: Tiago Furtado/ Ascom Pro Paz
A Escola Estadual Justo Chermont, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, recebeu nesta terça-feira (12), uma programação especial realizada pelo Pro Paz nas Escolas, em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), por meio do projeto Escolar, com atividades que têm como objetivo mobilizar e integrar toda a comunidade escolar, com o foco voltado na redução dos índices de violência.
A programação contou com duas programações. A primeira, denominada circulo de construção de paz, teve a participação dos professores da escola e tratou sobre a importância dos processos de diálogos para a resolução de conflitos, na melhoria de relacionamentos entre os servidores no ambiente escolar. Já a segunda atividade, voltada aos alunos, contou a participação de detentos da Susipe, através do projeto Escolar. Durante uma hora, eles contaram suas experiências na criminalidade e alertaram sobre os perigos de entrar no mundo do crime e das drogas.
Para a assessora técnica do Pro Paz, Sônia Gama, a atividade ajuda a fortalecer os laços entre toda a comunidade escolar e ainda garante o desenvolvimento do aluno com a diminuição dos índices de violência. “As atividades que realizamos têm o objetivo de despertar os seus papéis de protagonistas na escola. Buscamos fortalecer o desenvolvimento do aluno numa perspectiva cidadã, para que ele seja capaz de disseminar a cultura da paz”, explicou.
Segundo a diretora da Escola Estadual Justo Chermont, Socorro Fayal, as atividades desenvolvidas pelo Pro Paz eram aguardadas com bastante expectativa, já que contribuem para a orientação dos alunos. “Essa programação em nossa escola é muito válida, costurávamos essa parceria desde o semestre passado. Os alunos precisam de palestras sobre violência e essa parceria é fundamental com o Pro Paz. Junto com as palestras que tratam da violência, temos a preocupação de evitar que as discussões entre os alunos se tornem algo mais grave, seja durante as aulas ou nas atividades esportivas”, disse.
A programação na Escola Justo Chermont segue nesta quarta-feira (13), com palestras sobre educação no trânsito, desenvolvida por uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e de prevenção de acidentes apresentada por representantes do Corpo de Bombeiros.
Texto:
Tiago Furtado