Início » Noticia » Caravanas levam cidadania, saúde e moradia para milhares de paraenses
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravanas levam cidadania, saúde e moradia para milhares de paraenses

“A nossa missão é garantir o acesso de todos os cidadãos do nosso estado, seja onde for, nós temos que chegar. "

(Agência Pará de Notícias)

Com o objetivo de levar cada vez mais serviços e qualidade de vida para a população do interior do Estado, o Governo do Pará realizou ao longo deste ano diversas caravanas de saúde, cidadania e moradia por todas as regiões do Pará. As caravanas do Pro Paz e do Cheque Moradia, levaram benefícios para muitos cidadãos. Graças às Caravanas de Cidadania e de Saúde do Pro Paz, por exemplo, a população de grande parte dos municípios do interior do Estado teve acesso a serviços de média complexidade, como consultas médicas com especialistas, além de garantir a cidadania, com a emissão da primeira e segunda via dos principais documentos. Entretanto, a grande novidade do programa, este ano, foi a expansão do Pro Paz Oftalmológico. O projeto, que oferece consultas, exames e cirurgias gratuitas de catarata, entre outros serviços, levou atendimento a diversos municípios do nordeste paraense.

Na região do Marajó, muitas pessoas voltaram a enxergar depois da passagem da Caravana Oftalmológica. Uma delas foi a senhora Maria Amador, 87 anos, que estava há cinco anos com catarata. Apesar de ter a visão bastante prejudicada, Maria voltou a enxergar melhor após passar pela cirurgia de catarata.  “Ainda não acredito que finalmente estou enxergando melhor, agora posso cuidar das minhas coisas, ajudar a fazer o almoço e lavar as minhas roupas. O tratamento feito aqui foi muito bom, eu sei que a minha visão não vai melhorar 100%, mas esse atendimento vai me fazer enxergar muito melhor”, relatou emocionada.

Para a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, mais do que números, o Pro Paz tem uma grande missão que é a de resgatar os direitos da população. “A nossa missão é garantir o acesso de todos os cidadãos do nosso estado, seja onde for, nós temos que chegar. Contamos com servidores públicos fantásticos que, apesar do cansaço, tiveram a força de vontade de levar atendimentos para todos os paraenses. Um projeto dessa natureza não é uma coisa simples, nem conta com uma logística fácil, mas a vontade de fazer é o que faz a diferença no Pro Paz”, declarou.

Sonhos realizados - O Cheque Moradia, da Companhia de Habitação do Pará (Coahb), também teve atuação positiva em 2013, ano em que completou dez anos. Para comemorar e ampliar o atendimento, foram estabelecidas parcerias com mais de 90 prefeituras, a fim de beneficiar famílias do interior do Estado. Somente este ano, o programa conseguiu mudar a vida de quase cinco mil famílias, liberando mais de R$ 46 milhões em recursos para a compra de material de construção da casa própria. A Caravana do Cheque Moradia também percorreu, desde agosto, mais de 15 municípios, fazendo as entregas dos cheques.

O programa ajudou a mudar a realidade da família do autônomo Geraldo Abrantes Lima, de 57 anos. Portador de uma doença de pele, em setembro do ano passado ele passou a receber atendimento médico através da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Durante o tratamento também foi diagnosticado um problema ósseo no braço esquerdo que limita seus movimentos. Com um laudo nas mãos ele tentou se aposentar através do INSS, mas a perícia médica descartou a possibilidade da aposentadoria.

Através de funcionários da Uepa ele foi encaminhado à Cohab, onde se inscreveu para receber o Cheque Moradia. Dois meses depois ele recebeu a primeira parcela do benefício e iniciou a construção da nova casa. Carpinteiro de profissão e atualmente vendedor autônomo, ele construiu, praticamente sozinho, uma casa de alvenaria com três quartos, sala, cozinha e banheiro. “Tive ajuda de um vizinho e meus filhos me ajudavam quando podiam. Minha casa está quase pronta”, comemora.

A aposentada Laura dos Santos Souza também foi beneficiada com o cheque. A casa foi destruída pelo fogo durante um incêndio, ocorrido em setembro deste ano na Vila Marajó, localizada na travessa Angustura, no bairro da Sacramenta.  “Minha casa era simples, escondidinha, mas eu tinha de tudo. Tudo que eu queria eu tinha. Trabalhei em casa de família, com muito orgulho, e com isso criei meus dois filhos. Queimou tudo, até os documentos, fiquei somente com a roupa do corpo”, relembrou Laura emocionada.

Como pensar em reconstruir uma vida estando agora aposentada e com 63 anos? Dona Laura também não tinha ideia de como fazer isso, de ter novamente uma casa para abrigar o marido, a filha e a neta de 3 anos. Mas a ajuda viria no dia seguinte quando uma equipe da Companhia de Habitação do Pará visitou o local do incêndio e a orientaram sobre o programa Cheque Moradia. Passados três meses, o desespero e a tristeza de Laura Souza deram lugar à esperança na semana passada, quando ela recebeu a primeira parcela do benefício do Cheque Moradia. “Fiquei muito feliz. Eu não tinha mais recursos para erguer minha casa. Quando receber a segunda parcela vou poder completar a obra e ter um teto para abrigar minha família”, declarou a aposentada.

Números das Caravanas  Pro Paz e Pro Paz Oftalmológica em 2013:

FLUVIAL

PESSOAS ATENDIDAS EM SAÚDE:  53.572

CONSULTAS MÉDICAS: 108.850

PCCU: 7.654

PSA: 3.357

ULTRASSOM: 2.973

EGC: 5.870

EXAMES LABORATORIAIS: 24.196

RECEITAS ATENDIDAS: 42.583

CADEIRAS DE RODAS DISTRIBUÍDAS: 1.081

TESTES DE HIV E HEPATITE: 38.503

EMISSÁO DE DOCUMENTOS: RG 14.832

CTPS 7.636

CERTIDÃO DE NASCIMENTO 7.073

CPF 8.576

ATENDIMENTO JURÍDICO: 3.495

TEMPO DE AÇÃO: 108 DIAS (AGOSTO A DEZEMBRO)

MUNICÍPIOS: 28 MUNICÍPIOS

REGIÕES: MARAJÓ, TOCANTINS, XINGU E BAIXO AMAZONAS

 

OFTALMOLOGICA

PESSOAS ATENDIDAS:  45.387

CIRURGIAS: CATARATA: 11.979

PTERÍGIO 2.158

OUTRAS 3.052

EXAMES: 177.633

TEMPO DE AÇÃO: 8 MESES (MAIO A DEZEMBRO)

MUNICÍPIOS: 29 - 06 (MARAJÓ), 10 (GUAMÁ,) 12 CAETÉS E 01 (BAIXO AMAZONAS)

REGIÕES: MARAJÓ, GUAMÁ, CAETÉS E BAIXO AMAZONAS

 

AÇÕES DE CIDADANIA

EMISSÁO DE DOCUMENTOS: RG 44.863

CTPS 23.847

CERTIDÃO DE NASCIMENTO 16.452

CPF: 28.884

ATENDIMENTO JURÍDICO: 9.169

TEMPO DE AÇÃO: 12 MESES

MUNICÍPIOS: 78 MUNICIPIOS

REGIÕES: MARAJÓ, GUAMÁ, CAETÉS, BAIXO AMAZONAS, XINGU, TOCANTINS, TUCURUÍ, ARAGUAIA, CARAJÁS E METROPOLITANA 

Texto:
Bruna Campos