Início » Noticia » Regionais de saúde atuarão em parceria com Pro Paz Integrado no interior
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Regionais de saúde atuarão em parceria com Pro Paz Integrado no interior

 

Em reunião realizada na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus), em Belém, diretores das Regionais de Saúde do Estado conheceram o funcionamento dos núcleos de atendimento do Pro Paz Integrado no interior do Estado. A reunião contou com as presenças da coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, e do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e tratou da parceria que será formada entre as regionais de saúde e a equipe administrativa do Pro Paz Integrado.

Os núcleos existentes no interior, e os que serão inaugurados futuramente, contarão com a parceria das regionais de saúde para auxiliar na administração dos espaços e de servidores que atenderão vitimas de violência física e sexual, com a integração dos serviços médico, psicossocial, de defesa social e perícia, promovendo o atendimento interdisciplinar às vítimas e a seus familiares em um único espaço.

Segundo Eugênia Fonseca, a parceria com as regionais de saúde vai garantir um atendimento ainda mais integral. “O nosso projeto foi bem recebido por todos aqui. Os diretores ficaram empolgados com o nosso modelo de atendimento, que estamos levando para o interior. Esperamos que todos possam ficar juntos nessa causa, tão importante para o Estado”, acrescentou.

O secretário Helio Franco destacou a importância do Pro Paz Integrado no atendimento a vítimas de violência sexual. Ele acompanhou todo o processo de consolidação do projeto no Estado, desde seu surgimento, em 2004. “Eu vivi essa história do Pro Paz Integrado desde o início, e acompanhei todas as dificuldades até a consolidação do projeto. Essa parceria é muito importante para a Sespa, porque todos nós somos Pro Paz Integrado. É uma questão de saúde pública, e que precisa ser encarada com seriedade. Tenho certeza que os diretores das regionais que receberão o Pro Paz Integrado estarão de braços abertos”, declarou.

O Pro Paz Integrado já conta com dois núcleos de atendimento a crianças, jovens e mulheres vítimas de violência. Um fica no município de Bragança, no nordeste paraense, que atende toda a zona bragantina, e outro em Santarém, na região oeste, que atende os municípios do Baixo Amazonas.

Texto:
Tiago Furtado