Caravana Pro Paz inicia atendimento em Monte Alegre
(Agência Pará de Notícias)
A Caravana Pro Paz iniciou, neste domingo, 17, o atendimento no município de Monte Alegre, no oeste paraense. No trapiche municipal, onde está ancorado o ferry boat do projeto, o movimento de pessoas começou a partir das 6 horas, quando a equipe do Pro Paz iniciou a distribuição das senhas de atendimento à população. No barco estão concentrados todos os serviços de saúde do projeto, que oferta atendimento médico em diversas especialidades, além de exames e distribuição de medicamentos. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar apenas o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim que chega ao trapiche, o usuário passa por duas etapas, antes de ser encaminhado ao primeiro andar do barco, onde estão instalados os consultórios médicos. A primeira delas é a pré-triagem, onde são conferidos seu peso, altura e a glicose. Nesta etapa, o paciente também recebe uma pulseira, indicando em qual das especialidades ofertadas na caravana será seu atendimento: ginecologia, reumatologia, neurologia, clínica médica, dermatologia, urologia, cardiologia ou pediatria.
Logo em seguida, o usuário é encaminhado para a triagem, onde é realizado um cadastro. Nesta etapa é emitido um cartão do Pro Paz para que, na sua próxima passagem pelo programa, os profissionais já tenham um arquivo com a vida clínica e a evolução do paciente. Esse novo cartão também passa a ser uma alternativa para o cidadão, já que ele pode ser apresentado em qualquer unidade da rede pública de saúde, porque nele consta a inscrição da pessoa no SUS, conforme explica o supervisor da triagem, Rosivan Melo.
A doméstica Maria do Socorro dos Santos, 58, levou os dois netos, Alex, de 7 anos, e Taíssa, de 9 anos, para serem atendidos pelo pediatra da caravana. “Uma oportunidade como essa é muito valiosa para nós, que ainda somos carentes de serviços na área da saúde", comentou, logo depois de realizar o cadastro das crianças. "E o melhor é que o atendimento é no mesmo dia”.
A estudante Joyce Vieira, de 17 anos, também garantiu sua consulta com o dermatologista da caravana. “Não posso ficar no sol que minha pele já começa a ficar bem manchada. Acho que pode ser algum tipo de alergia, mas nunca fui ao médico para saber. Então quando soube as especialidades que iria ter na caravana, resolvi vir logo hoje, já que amanhã tem aula”, comentou a jovem.
Com mais de 55 mil habitantes, segundo dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Monte Alegre é o 11º município visitado pela caravana nesta etapa pelo Baixo Amazonas, iniciada no mês de outubro. Até o final de dezembro, serão 19 municípios visitados. O atendimento em Monte Alegre prossegue até a próxima quarta-feira, 20.
Texto:
Amanda Engelke - Secom