Unidade Integrada Pro Paz implanta serviço de emissão de documentos
A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) instalou um posto fixo de emissão de documentos no bairro da Terra Firme, para facilitar o acesso da população ao serviço de cidadania. Carteira de identidade e de trabalho, CPF, encaminhamento para cartórios para a emissão da certidão de nascimento e orientação jurídica são alguns dos serviços disponíveis, de segunda a quinta-feira, no horário de 8 as 14 horas.
Para Eduardo Daniel, 26 anos, uma das vantagens é não precisar ir a outro bairro para tirar os documentos, sem contar na rapidez do atendimento. “Aqui é muito tranquilo. Em dez minutos consegui ser atendido e consegui a carteira de trabalho, além do encaminhamento para tirar a segunda via da certidão de nascimento. Agora não é preciso ir para um bairro mais distante e passar a madrugada em filas para conseguir a documentação”, disse.
A dona de casa Denise Caldas, 32 anos, disse que ficou surpresa com a velocidade com que conseguiu a segunda via da carteira de trabalho. “Vim atrás apenas de informação, mas como o atendimento estava muito rápido, tirei logo a carteira no mesmo dia. Agora vou agendar a data para pegar a identidade. O atendimento está ótimo e facilita bastante para todos nós”, afirmou.
“Estamos satisfeitos em oferecer este serviço à população. Recebemos um retorno muito bom da comunidade, que elogia o trabalho e diz que não é mais preciso ir para lugares mais distantes para tirar a identidade. Estamos com uma demanda muito alta, recebemos pessoas da Terra Firme, de outros bairros de Belém e até mesmo de outros municípios, que aproveitam a rapidez do atendimento e retiram o documento aqui na UIPP”, diz Raimundo Farias, da Diretoria de Identificação da Polícia Civil.
O assistente administrativo Cleberson Barreiro, da Defensoria Pública do Estado, informou que em média 30 CPFs são emitidos por dia na UIPP e destacou a importância da presença de órgãos públicos na comunidade. “Essas ações são de extrema importância para a comunidade, pois são documentos importantes que garantem os direitos. Até pessoas de municípios distantes como Cametá e Acará já apareceram para retirar documentos”, reforçou.
O posto de emissão de documentos é uma parceria do Pro Paz com a Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Um defensor público que ficará disposição da comunidade oferecendo orientação jurídica toda quarta-feira, no horário de 8 as 14 horas. O serviço fica na Unidade Integrada Pro Paz da Terra Firme, na Avenida Celso Malcher, esquina com a passagem União.
mso-fareast-font-family:Calibri;mso-fareast-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:
"Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi;mso-ansi-language:PT-BR;
mso-fareast-language:EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">Texto:
Tiago Furtado – Pro Paz