Home » Noticia » Colônias de férias são opções de diversão em Belém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Colônias de férias são opções de diversão em Belém

×

Error message

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ficar na capital paraense durante as férias escolares pode ser um tédio para as crianças. Mas opções não faltam para garantir a diversão dos pequenos. A Fundação Cultural do Pará (FCP) inicia na próxima segunda-feira, 6, a Colônia de Férias da Biblioteca Arthur Vianna para crianças entre 5 a 10 anos de idade, pelo turno da manhã; e de 11 a 16 anos de idade, pelo turno da tarde.

As atividades ocorrerão na seção infantil, circulante, gibiteca e fonoteca, monitoradas com ações que proporcionem aos visitantes pleno interesse à leitura. Nos dois períodos de colônia de férias serão oferecidas oficinas de dobraduras de papel, para crianças, e confecção de pipas, papagaios e afins, para o publico infanto-juvenil. Também haverá atividades de contação de histórias e exibição dos filmes “Harry Potter” e dos vídeos do Catalendas, grupo que usa o universo do teatro de bonecos para apresentar o mágico mundo das narrativas populares brasileiras.

A funcionária pública Tatiane Alves já inscreveu seu filho, o Salomão, de cinco anos. “Eu queria que ele fizesse alguma atividade durante as férias, aqui vai ter contação de histórias e sei que ele vai gostar. Ele já veio conhecer e amou a brinquedoteca. Sei que é uma colônia legal porque vai passar conhecimento para ele, além dele poder brincar, curtir e melhorar a questão das relações interpessoais”, comenta.

Para a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, a colônia de férias tem como objetivo dar acesso livre aos livros, para as crianças. “Como é nossa primeira experiência com a colônia de férias, esperamos que as crianças e jovens gostem das atividades”, diz.

Natureza - E no Mangal das Garças, outra colônia de férias aguarda o público infantil. Essa para quem quer ter mais contato com a natureza. Essa é a proposta da programação de julho do parque zoobotânico, em parceria com a ONG No Olhar. Na primeira quinzena, ocorre a tradicional Colônia de Férias do Mangal, com duas turmas, para crianças de 5 a 9 anos; já na segunda quinzena do mês, a programação de férias continua com oficinas educativas.

Aproximadamente 300 crianças devem participar de diversas atividades sobre a preservação do meio ambiente e valorização da cultura indígena. Uma das ações é a construção de brinquedos e peças artesanais reaproveitando materiais recicláveis. As crianças também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os índios, com contação de histórias que retratam os hábitos e lendas dos povos nativos.

No fim da programação, cada criança recebe título e carteira de Embaixador da Natureza. Válido por um ano, o documento permite acesso gratuito aos espaços e programações do Mangal.

Pro Paz - Para o mês de julho, a Fundação Pro Paz terá uma programação com diferentes atividades para as crianças e adolescentes nos bairros. Na região metropolitana, serão realizadas ações de arte, esporte, cultura e lazer nas UIPPs do Distrito Industrial, Terra Firme e Icuí-Guajará. Já em Santarém, no Baixo Amazonas, a UIPP Nova República também receberá atividades com temáticas de Cultura de Paz.

Fazem parte da programação de verão, ainda, ações de arte, esporte, cultura, lazer e palestras com temáticas sobre drogas, álcool, exploração sexual e família que serão levadas ao Centro Comunitário do Jurunas (Cobajur) e, em parceria com a Polícia Federal (PF), ao Clube de Funcionários da Polícia Federal, em atendimento às crianças e adolescentes dos bairros do Jurunas e Tenoné, respectivamente.

Serviço: Sobre a Colônia de Férias da Biblioteca Arthur Vianna, mais informações no telefone (91) 3202-4332. Sobre a Colônia de Férias do Mangal das Garças, mais informações no telefone (91) 3242-5052.

Gabriela Azevedo
Secretaria de Estado de Comunicação