Home » Noticia » IAP fortalece diálogo com artistas e sociedade em São Domingos do Capim
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

IAP fortalece diálogo com artistas e sociedade em São Domingos do Capim

×

Error message

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

(Agência Pará de Notícias)

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR">Com o objetivo de aproximar a comunidade local das manifestações artísticas desenvolvidas no Estado, o Instituto de Artes do Pará (IAP) conseguiu agregar moradores, estudantes, professores e turistas presentes ao Festival da Pororoca, realizado em São Domingos do Capim, município do nordeste paraense. Além da mostra cultural, técnicos do Instituto participaram de diálogos e rodas de conversas com integrantes da rede municipal de educação e cultura do município, ressaltando a importância de se trabalhar a história e a memória artística da cidade com crianças e demais estudantes.

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR">A programação do IAP começou com a apresentação de curtas da Mostra Pará, que contou com 250 pessoas. Também foi ministrada a Oficina de Pintura Corporal Indígena, por Thiago Smith, voltada para professores e artistas, atendendo 25 pessoas. Paralelamente, o técnico Sillas Borges participou de roda de conversa com músicos locais, enfatizando a necessidade de qualificação e organização para os artistas.

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR">De acordo com Afonso Gallindo, técnico da Gerência de Artes Plásticas e Audiovisuais do IAP, que participou da ação realizada em São Domingos do Capim, a ida das ações do Instituto ao município aconteceu no momento em que está sendo feita a organização dos artistas locais, com ênfase na preservação da história da cidade, especialmente no que diz respeito à pororoca. “Nossa principal missão no Festival da Pororoca foi agregar os artistas e moradores locais em torno da importância de sua própria cultura, fazendo um resgate da história da cidade, aliada à possibilidade de capacitação destes artistas e levando o cinema para quem não tem acesso”, informou o gerente.

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR">Além da Mostra Pará e da Oficina de Pintura Corporal Indígena, o IAP participou de ações integradas com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Fundação Curro Velho, Programa Pro Paz Integrado, Polícia Civil e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, também presentes no festival, com o apoio da Prefeitura de São Domingos do Capim, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. As ações reuniram 700 pessoas, entre sessões de cinema, rodas de conversa e demais ações promovidas pelo IAP, entre os dias 10 e 14 de abril. mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:
PT-BR;mso-bidi-language:AR-SA">Texto: "Times New Roman";mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:PT-BR;
mso-bidi-language:AR-SA">
Dani Franco - IAP
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:
PT-BR;mso-bidi-language:AR-SA">Fone: (91) 4006-2945 / (91) 8889-3639
Email: iapcomunicacao@gmail.com

mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:
PT-BR;mso-bidi-language:AR-SA">Foto: "Times New Roman";mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:PT-BR;
mso-bidi-language:AR-SA">
Divulgação - IAP