Home » Noticia » Reunião discute ações sociais do Projeto Mover para o ano de 2013
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Reunião discute ações sociais do Projeto Mover para o ano de 2013

×

Error message

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

As ações que serão realizadas e os temas a serem abordados durante o ano de 2013 pelo projeto Mover (Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente) foram debatidas nesta quarta-feira (16), pelos representantes do Comitê Gestor do Mover, Sonia Gama e Antonio Neto; a coordenadora do Cedeca Emaús, advogada Ana Celina Bentes Hamoy; a conselheira da Fundação de Atendimento Socioeducartivo do Pará (Fasepa), Angelina Falcão Valente e a representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Leila Silva. O projeto pertence ao programa Pro Paz e promove cursos de capacitação para conselheiros tutelares e organizações não governamentais, para garantir os direitos das crianças e adolescentes em situações de risco.

A reunião debateu as diversas situações de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes no Estado e quais ações o Mover vai realizar durante o ano de 2013 para conseguir bons resultados e garantir os direitos humanos e a proteção integral dos jovens, promovendo a sua integração à sociedade. Para Sonia Gama, assessora técnica do Pro Paz, o encontro é importante para definir quais os principais problemas sociais enfrentados pelos jovens e como serão combatidos. “Podemos definir quais as vulnerabilidades que vamos combater e assim desenvolver um bom projeto para que possamos conseguir parceiros e sensibilizar os governos municipais, famílias e a sociedade civil para a garantia de direitos das crianças e adolescentes”, destacou.

Para a coordenadora do Cedeca Emaús, Ana Celina Hamoy, a reunião determina como os temas referentes à vulnerabilidade de crianças e adolescentes serão enfrentados. “Definidas as situações de vulnerabilidade que vamos debater, levaremos até os eventos realizados durante o ano nos municípios do estado, para capacitar mais conselheiros tutelares e municipais, para garantir bons resultados durante o ano de 2013”, afirmou.

Durante a reuinão foi divulgado também o balanço de ações realizadas pelo Mover nos anos de 2011 e 2012. Foram cerca de 700 profissionais mobilizados e sensibilizados que implantaram políticas públicas em 49 municípios e foram capacitados para tratar dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Doze municípios estão com projetos de combate às vulnerabilidades de crianças e adolescentes implantados. O Mover promove cursos de atualização em garantia de direitos, com o objetivo de fortalecer os conselhos tutelares, conselhos de direitos e conselhos setoriais, assessorar a prefeitura na elaboração do orçamento "Prioridade Absoluta" e implantar medidas socioeducativas em meio aberto. 

mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-fareast-font-family:"Times New Roman";

mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:"Times New Roman";

mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-language:AR-SA">Texto:
Tiago Furtado – Pro Paz