A Colônia de Férias da Melhor Idade, realizada na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, vem obtendo total aprovação dos participantes. A programação, que prossegue até o dia 18 (quinta-feira), das 8h às 12h, oferece atividades desenvolvidas especialmente para atender às necessidades dos idosos.
Na manhã desta terça-feira (16), houve aula de ritmos com a equipe do Projeto “Espaços Abertos”, desenvolvido pela Fundação ParáPaz. Depois, todos se divertiram com jogos de tabuleiro e desenhos para colorir, encerrando na piscina com a supervisão de professores, atentos para a segurança dos participantes.
Ana Lúcia Macedo, 64 anos, disse que adora dançar, por isso está adorando a experiência de passar a manhã inteirinha se divertindo. "Fico ansiosa pra chegar aqui e participar das atividades. Hoje gostei porque foi dança, e eu adoro dançar; danço tudo. Hoje já deixo a comida pronta pra amanhã, porque cedo eu volto; 8h tô aqui”, garantiu Ana Lúcia, mostrando a importância da colônia em sua rotina.
A coordenadora da Fundação ParáPaz na UsiPaz Cabanagem, Jucileide Seabra, explicou que a proposta é a integração dos participantes. "Nas outras colônias percebemos que as mães e avós vinham pra cá, com seus filhos e netos, e ficavam sentadas, esperando. Conversando com a diretora Ivanilda foi decidido que esse ano seria diferente. Uma semana pra criança, outra semana só para jovem, e esta semana para os idosos. Elas gostaram muito da novidade porque disseram que não tinham esse momento antes, e agora aproveitam tudo, pontualmente”, disse Jucileide.
Superação - Aos 81 anos, Benedita Nonato ressaltou que, mesmo enfrentando limitações físicas, vai participar até o final da programação. "Quebrei o fêmur e ando de muletas, mas gosto de tá sempre fazendo alguma coisa. Fiz muita fisioterapia, e quando parei fui sentindo falta de me movimentar. Aqui, eu me sinto em casa. Tô gostando bastante, e já tô preparada para a piscina", afirmou Benedita.
Além de aula de ritmos e banho de piscina, as atividades da colônia incluem bingo, corte de cabelo, limpeza de pele, oficinas de ecobijuterias, jogos teatrais, pintura e lanche.
Para o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, a iniciativa transforma vidas e reforça o compromisso do governo do Estado com o bem-estar da comunidade. “A estrutura da Usina é para o povo usufruir. Precisamos garantir que todos tenham acesso a essas oportunidades de lazer e cuidado", reiterou Alberto Teixeira.
Serviço: As colônias de férias para idosos das Usinas da Paz Terra Firme e Jurunas/Condor prosseguem até sexta-feira (19). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas nas próprias Usinas, mediante disponibilidade de vagas, nos seguintes endereços:
- Usina da Paz Cabanagem - Rua Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin - de 1º a 19 de julho.
- Usina da Paz Jurunas/Condor - Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, em frente à UPA do Jurunas.
- Usina da Paz Terra Firme - Passagem Belo Horizonte, 56 - entre Avenida Perimetral e Passagem do Arame
Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
Colaboração de Matheus Rocha - Ascom/Seac