Após passar por Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Primavera, Quatipuru e São João de Pirabas, a Caravana Pro Paz Cidadania 2017 chegou ao município de Santarém Novo. A ação foi realizada neste sábado, 1º, e domingo, 2 de julho, na Escola Municipal Professor Conceição Pimenta. Desde o início do mês, a caravana vem percorrendo municípios do nordeste paraense com serviços de saúde e cidadania para a população e segue nesta segunda, 3, para o município de Salinópolis, onde realiza ação na terça, 4, quarta, 5 e quinta-feira, 6. Depois é a vez do município de Cachoeira do Piriá receber a ação, nos dias 7 e 8.
Santarém Novo conta com pouco mais de 6 mil habitantes e durante o final de semana o município recebeu serviços como emissão de Registro Geral (RG), Identidade Jovem (Id Jovem), Carteira de Identidade de Nome Social, encaminhamentos para Certidão de Nascimento e assessoria jurídica, além de fotografias 3x4. Em relação a saúde foram ofertados serviços de vacinas e testes rápidos, verificação de pressão arterial e atendimento médico com clinico geral. Ao todo, foram realizados 1.200 atendimentos.
Ademilda Carneiro, 67 anos, moradora do Bairro Trombetas, em Santarém Novo, procurou a Caravana para realizar uma consulta médica. “Tenho diabetes e estava com problemas na pele. Fiz o teste e fui atendida pelo médico, que avaliou e me medicou. Fiquei muito feliz porque a gente mora em um município pequeno e não esperava que uma ação assim viesse para cá. Agradeço ao Governo do Estado por essa oportunidade”, afirmou.
“Meus filhos ainda não tinham certidão de nascimento e sempre que pensávamos em ir para a cidade tirar ficávamos com medo dos custos disso. Ficamos muito felizes porque conseguimos tirar de forma rápida e sem custo nenhum”, afirmou José Matos, 50 anos, pai de João, de 3 anos e Alice, de 5.
“A população da cidade é muito pequena, em sua maioria formada por agricultores. Nossa maior demanda no município foi com a certidão de nascimento. Tivemos em Santarém Novo muitos casos de extemporâneos, pessoas que já são maior de idade e nunca tiveram registro de nascimento, muitas vezes pela falta de informação ou oportunidade para tirar este documento. Pra gente trazer esse serviço para cá é muito gratificante, pois é através deste documento que essas pessoas se tornam cidadãs e podem ter acesso a outros documentos e às politicas públicas oferecidas pelo Estado e pela federação”, explicou Roberto Oliveira, gerente do programa Pro Paz Cidania.
A caravana Pro Paz Cidadania é realizada pela Fundação Pro Paz com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Comunicação (Secom) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego.
Por Mayara Albuquerque