Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


quinta-feira, 27 Julho, 2017

O município de São Francisco do Pará, localizado na Rota Turística Belém-Bragança, foi o 15º visitado pela Caravana Pro Paz Cidadania, iniciada em junho deste ano. Entre os dias 26 e 27 deste mês, foram garantidos 1.580 atendimentos na Escola Municipal Raposo Tavares, na Praça da Matriz, na 24ª edição do projeto turístico e cultural “O Povo vai à Praça”. Nos próximos dias 29, 30 e 31 (de sábado a segunda-feira) a ação será realizada na cidade de Maracanã, também no nordeste paraense, com atendimento na Escola Municipal Isidoro Francisco, na Avenida Geraldo Manso Palmeira.

Foram emitidos em São Francisco do Pará Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Identidade Jovem (ID Jovem), além de atendimento jurídico e fotografias 3x4. Não houve procura por Carteira de Identidade de Nome Social no município.

A ação foi executada pela Fundação Pro Paz, em parceria com as secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Defensoria Pública do Estado do Pará, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social de São Francisco do Pará.

Benefício - A paraense Nilcilene Soares, 28 anos, se deslocou do KM-28, Agrovila Laranjal, a 3 horas do município, em busca de um novo documento de identidade. “Muitas pessoas precisam resolver problemas de documentação, mas não têm dinheiro pra custear deslocamento e pagar pelo serviço. Acredito que, assim como eu, as pessoas devem estar felizes por ter garantido esse benefício”, contou a dona de casa.

Para a aposentada Maria Pimentel, 65 anos, que vive há mais de 25 anos em São Francisco do Pará, a gratuidade dos documentos e a itinerância do Pro Paz garantem cidadania aos paraenses. “É um trabalho que, além da gratuidade, oferece um atendimento diferenciado, humanizado, por onde passa. A nossa comunidade fica feliz e torce para que o programa retorne mais vezes”, afirmou.

“Foram dois dias de trabalho muito gratificantes para todos que integram a Caravana Pro Paz Cidadania. Estamos cumprindo com a nossa obrigação, enquanto servidores do Governo do Pará, que é servir ao público das regiões mais distantes deste Estado, suprindo suas necessidades de documentação”, explicou Vagno Ramos, coordenador do Programa Pro Paz Cidadania.

Modelo - Segundo o prefeito de São Francisco do Pará, Marcos Cesar Barbosa e Silva, o Pro Paz é uma entidade fundamental no atendimento da parcela mais carente do município. “A estrutura que a caravana nos traz já é um dos primeiros passos dados após termos pactuado com o Governo do Pará, por meio da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis, em direção ao desenvolvimento da nossa cidade”, explicou o prefeito.

Recentemente, a prefeitura de São Francisco do Pará inaugurou o Centro Integrado de Arte e Cultura (Ciac), com a assessoria técnica do Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz. O projeto funcionará nos moldes do Programa Pro Paz nos Bairros, e ofertará atividades de música, arte, dança, esporte, lazer e cultura. “Integramos todas as nossas secretarias para pensar em diversas modalidades que funcionarão numa única estrutura, fortalecendo a cidadania da nossa população. A partir de agosto já atenderemos mais de mil pessoas, de 06 anos até a melhor idade”, destacou Marcos Cesar Silva.

O “Pro Paz Cidadania” foi criado em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade, nos municípios paraenses, serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros com papel fundamental nas ações, que já ultrapassaram 2 milhões de atendimentos.

Por Nil Muniz

 

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/pro-paz-oferece-mais-de-1500-servi%C3%A7os-em-s%C3%A3o-francisco-do-par%C3%A1