O primeiro final de semana de agosto começou com uma série de aulões em diversos municípios do Estado. No total, mais de mil alunos assistiram ao conteúdo do Pro Paz Enem nos municípios de Marabá e Parauapebas, no sudeste paraense, e no distrito de Outeiro, na Região Metropolitana de Belém. Em Marabá, o aulão, que contou com o apoio da Prefeitura, foi realizado no sábado e domingo (5 e 6) e teve a presença de mais de 600 alunos por dia, lotando o auditório da Faculdade Metropolitana.
Os aulões do Pro Paz Enem são realizados sempre aos finais de semana na capital (em datas específicas) e no interior do Estado e abordam os principais temas cobrados no exame, deixando os estudantes mais atualizados e preparados para as provas. Este ano, o projeto iniciou no mês de junho e percorrerá 13 municipios do Estado. Além das aulas presenciais, o Pro Paz Enem oferecerá, a partir de setembro, um programa semanal que será exibido pela TV Cultura. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Ana Lindiner, 17 anos, aluna do terceiro ano em Marabá conta que assistiu a primeira aula do Pro Paz em 2015 e foi uma das primeiras alunas a se inscrever este ano. “Vim para o primeiro aulão em 2015 e me apaixonei, fiquei muito feliz quando soube que este ano teríamos aulas de novo e convidei todo mundo na minha sala para participar também. A interatividade, o incentivo e a maneira com que a aula é dada aqui é muito legal, faz a gente ficar com mais vontade de estudar. Tenho certeza que acompanhar o Pro Paz Enem vai me ajudar muito a ser aprovada na universidade”, afirmou.
Outeiro
Cerca de 200 alunos de escolas dos distritos de Outeiro e Icoaraci, e também da região das ilhas, participaram neste domingo, 6, de mais um aulão do programa Pro Paz Enem, em parceria com a Seduc. O evento ocorreu pela segunda vez em Outeiro, no auditório da Fundação Escola Bosque, localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição - São João do Outeiro, durante toda a manhã. Os alunos assistiram a aulas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Redação, Literatura e Biologia.
Júlio Charchar, professor de História, abriu o “aulão” com aspectos da história colonial do Brasil. Segundo ele, as aulas do Pro Paz Enem são importantes porque levam aos alunos os conteúdos mais abordados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nós procuramos trabalhar, também, as habilidades e competências exigidas dos alunos nas provas. É um reforço fundamental”, avaliou.
A mesma opinião tem o professor de Matemática Ari Júnior, que participou da aula em Outeiro. “Como o tempo é curto, procuramos sempre trazer os conteúdos mais cobrados nas provas do Enem, e a forma como esses assuntos são abordados. A prova é muito diferente daquilo que se fazia há 10 anos nos vestibulares. Então, não só os alunos, mas os professores também tiveram que se adaptar”, frisou.
Adriele Meireles, 21 anos, é aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Outeiro, e fez questão de participar do evento. “Vou fazer o Enem pela primeira vez e queria ter mais noção de como vai ser a prova, por isso me inscrevi nessa aula. Estou gostando muito do conteúdo ministrado, e certamente vai ajudar bastante na minha preparação”, disse Adriele, que ainda não definiu o curso.
A estudante Fabiana Angelim, 17 anos, quer uma vaga no curso de Direito. Aluna do segundo ano do Ensino Médio na Escola Albanízia de Oliveira, no bairro do Marco, ela pretende fazer o Enem como “treineira” e obter mais conhecimentos para quando for realmente concorrer. “Temos uma boa preparação na escola, mas, como ainda não terminei o Ensino Médio, estou aproveitando para acumular o máximo possível de conhecimento para quando a prova for valendo”, contou.
Pro Paz Enem
Com a sua terceira edição em 2017, o Pro Paz Enem é uma iniciativa do Governo do Pará, executada pela Fundação Pro Paz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), que tem como objetivo preparar estudantes para a prova com aulões sobre os principais temas do conteúdo programático do exame, na capital e em municípios do interior.
Em dois anos de projeto, mais de 23 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente 2 mil ingressaram nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), sem mencionar o acesso em entidades particulares de ensino. “É a primeira vez que vim para a aula do Pro Paz Enem e fiquei muito satisfeito com a aula. Os professores trabalham de maneira tão interativa que a gente nem lembra que é final de semana. Venho com certeza nas próximas aulas", afirmou Wendell Lisboa, 17 anos, também aluno de Marabá.
A secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, participou do aulão em Marabá e lembrou que o Governo está investindo na ampliação da Universidade do Estado (Uepa) no município, que agora ofertará ainda mais cursos para os estudantes. “O Pro Paz Enem só acontece porque os alunos acreditam no projeto e que ele vai auxiliar nesta entrada na universidade e participam. Marabá irá ganhar uma Uepa ampliada, com novos cursos, como Medicina, e é para estes alunos que o Governo do Estado está construindo esta universidade. Vou ficar muito feliz em saber que muitos médicos sairão aqui do aulão para exercer sua profissão aqui, na sua região, no nosso Estado”, afirmou
Este final de semana de aulas do Pro Paz Enem para nós foi de muito trabalho e recompensa, com a chegada do projeto ao sul do Pará, sendo recebido com tanta alegria pela população, que lotou os auditorios. É muito bom saber que estamos respondendo as demandas dos jovens paraenses que querem uma oportunidade de crescer, estudar, entrar na universidade e escrever sua história. Com ajuda de nossos parceiros queremos estender o projeto cada vez mais”, afirmou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.
As aulas do Pro Paz Enem são gratuitas, mas é preciso se inscrever no site da Fundação Pro Paz (propaz.pa.gov.br), no qual também é possível fazer download das apostilas usadas como material suplementar.
*Colaboração Elck Oliveira - Ascom Seduc
Por Mayara Albuquerque