Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


sábado, 3 Junho, 2017

A manhã desta sexta-feira, 2, foi de encanto para os alunos do programa Pro Paz nos Bairros, polo Mangueirão. Para além das atividades de arte, esporte, cultura e lazer, cerca de 30 crianças, adolescentes e suas famílias tiveram o primeiro contato com um escritor famoso, Walcyr Monteiro, que fez da sua obra um importante registro da cultura popular paraense, um legado tão representativo que virou história de cinema. É do literato a obra Visagens e Assombrações de Belém, utilizado como base para produções de curta e longa-metragens na região. Um momento de contação de histórias com a atriz Ester Sá também fez parte da programação.

O encontro integra o projeto Circuito Literário, direcionado a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos, e foi criado pela Fundação Pro Paz para fortalecer a leitura e as atividades literárias nos seus cinco polos do Pro Paz nos Bairros no período de realização da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro.

O objetivo é contextualizar a diversidade e os vários olhares de leitura de mundo, contemplados por meio de versos, poesias e contos de autores paraenses numa pluralidade de signos que comunicam sonhos, realidades e felicidades a partir de um conjunto de sentimentos concebidos de forma particular por cada indivíduo que interage com os livros.

“Foi emocionante e enriquecedor conhecer o escritor pessoalmente e ouvir um pouco das histórias da Amazônia, principalmente as das lendas, que ele conta nos livros”, contou a menina Júlia Ribeiro, de 11 anos, aluna do polo há um ano. Para a sua mãe, a cabeleireira Gleice Ribeiro, 32, que também participou do momento, “promover encontros com autores como o Walcyr Monteiro é ampliar os horizontes culturais e educacionais de adolescentes que muitas vezes só leram suas histórias na escola e saem dos polos valorizando ainda mais a literatura”.

Para Ester Sá, o Circuito Literário foi uma experiência muito rica. “Conseguimos desenvolver um trabalho com uma troca de energia muito grande. Sinto que os alunos se surpreenderam e participaram ativamente do trabalho. Essa ligação com a literatura, com o livro, será levada pra sempre na memória e coração de todos”, declarou a atriz.

De acordo com a pedagoga Luci Azevedo, que coordenou o circuito, todo projeto deve vir acompanhados de bons parceiros. "Além da Ester e do Walcyr, contamos com uma parceria importantíssima da Funtelpa, que por meio da sua presidente Adelaide Oliveira, autorizou a exibição do documentário ainda inédito 'Ler de Paixão', fazendo com que todos se conectassem e se enxergassem em algumas cenas", avaliou a educadora.

Além da visita do escritor, o Circuito Literário do Pro Paz teve como atividades contação de histórias;  mostra do documentário “Ler de Paixão”, seguida de rodas de conversa sobre o filme, produzido pela TV Cultura do Pará e montagem de murais fazendo referências à vida e obra de Mário Faustino, poeta homenageado este ano na feira do livro.

Após ter percorrido os polos localizados nas universidades Federal do Pará (Ufpa), Federal Rural da Amazônia (Ufra), Sacramenta e Mangueirão, o projeto foi encerrado na tarde desta sexta-feira, no polo do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP), com uma apresentação do grupo de flauta.

Por Nil Muniz

 

Tags: 
Propaz Bairros [1]

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/walcyr-monteiro-encanta-alunos-do-pro-paz-com-suas-obras

Links
[1] http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/tags/propaz-bairros