Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


quinta-feira, 22 Junho, 2017

A distância de 15 quilômetros entre a Vila da Telha, onde mora, e o município de Primavera, não intimidou a idosa Maria Monteiro da Silva, de 85 anos, uma das primeiras pessoas atendidas na ação do Pro Paz Cidadania, que iniciou na manhã desta quinta-feira (22) e encerra amanhã. A ação, realizada no Ginásio Municipal Dr. Almir Gabriel, integra entidades do Governo do Pará e recebe apoio da Prefeitura Municipal na oferta de serviços como emissão de Registro Geral, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Nascimento e também a oferta atendimento jurídico.

“Soubemos da vinda do Pro Paz pelo rádio e logo demos um jeito de chegar em Primavera e regularizar a Certidão de Nascimento e o RG dela, que precisa dos documentos pra receber alguns benefícios sociais. É a nossa primeira vez numa ação como essa e estamos muito satisfeitas com o atendimento”, relatou Leidiane Oliveira, 21, neta e responsável pela aposentada.

Emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), Carteira de Identidade Social (destinada ao público transgênero) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) são algumas das novidades disponibilizadas pela primeira vez nas caravanas da Fundação Pro Paz. A ID Jovem foi lançada oficialmente no Pará na tarde de ontem (21), em Belém, e reuniu gestores das esferas municipais e estaduais do Pará, além do secretário nacional da Juventude (SNJ), lideranças da juventude paraense e estudantes da rede pública de ensino.

“Quando ouvi falar da ação corri ao ginásio em busca da minha primeira CTPS e acabei também emitindo o ID Jovem, uma novidade pra muita gente da região e que acabamos conhecendo graças ao Pro Paz Cidadania”, declarou o estudante Paulo Vitor Martins, 15, morador do bairro Chácara, na região Metropolitana de Primavera.

Mesmo já aposentada, Maria Santa Brígida, 77 anos, que nasceu na zona rural mas atualmente mora no bairro Leitelândia, também aproveitou para emitir novas vias do RG e da CTPS, danificados com o tempo. “Hoje em dia a gente precisa de documento pra quase tudo, então é importante sempre ter tudo em dia. Ainda bem que o Pro Paz chegou pra facilitar a nossa vida”, observou Maria.

De acordo com Roberto Oliveira, servidor da Fundação Pro Paz que coordena a ação, depois de passar por Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua, a caravana dá mais um passo importante na garantia da cidadania da população do nordeste paraense levando seus serviços à população de Primavera. “A logística para levar as ações do Pro Paz Cidadania a todas as regiões do Pará não é tarefa fácil, mas o governo do Estado assume mais uma vez o compromisso de garantir serviços essenciais às pessoas que mais precisam, independentemente da distância”, explicou Oliveira.

“Graças a esse sentimento de coragem e compromisso com as políticas públicas, em 2017 vamos chegar a dezenas de cidades por meio de parcerias firmadas entre órgãos estaduais, municipais e de justiça. Nos dias 25 e 26, o Pro Paz Cidadania chega ao município de Quatipuru, e nos dias 28 e 29 a caravana segue para São João de Pirabas”, adiantou o coordenador.

Por Nil Muniz

 

Tags: 
Cidadania [1]

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/in%C3%ADcio-do-conte%C3%BAdo-vers%C3%A3o-para-impress%C3%A3oenvie-por-email-mais-de-900-pessoas-s%C3%A3o-atendidas-em

Links
[1] http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/tags/cidadania