A manhã desta quarta-feira (15) foi especial para cerca de 100 alunos de 8 a 18 anos que frequentam as atividades do programa Pro Paz nos Bairros, pertencente à Fundação Pro Paz. Eles tiveram a oportunidade de visitar o Theatro da Paz no dia em que a casa comemora 139 anos, quando também é festejado o 112º aniversário do maestro paraense Waldemar Henrique e inaugurado o projeto Contação de História do Theatro.
Durante a visita, uma atriz interpretou um personagem da Belle Époque e guiou o grupo por várias dependências da casa, com paradas no hall, varanda, palco, coxias, camarins, foyer e plateia, de onde eles assistiram a um ensaio de parte da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Os jovens visitantes, oriundos dos polos localizados na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), foram guiados pela atriz Carla Pessoa. “Fantástico receber esses meninos e meninas de uma fundação tão importante como o Pro Paz. É um começo incrível para um projeto lindo e que deve agradar muito aos paraenses”, disse.
Para Gabriele Martins, 12, moradora da Terra Firme, que frequenta o polo da Ufra, visitar o Theatro da Paz nesta data é um sonho. “Fiquei encantada com tudo o que vi. O teatro, o palco, as luzes e as pinturas parecem coisas mágicas que já tinha visto só pela televisão, em filmes”, observou. Para o estudante Jodson Silva, 11, o encantamento veio em forma de música. “É a primeira vez que assisto a uma apresentação de música clássica, e achei maravilhoso. Minha irmã, que também frequenta o Pro Paz, já se apresentou aqui, mas eu só tinha visto por foto. Vou guardar com muito carinho esse dia especial que passei aqui com meus amigos”, detalhou o menino, que também frequenta as atividades no polo Ufra.
A coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Mônica Altman, acompanhou as crianças e falou da importância de fazer parte do novo projeto em meio às comemorações do aniversário do teatro. “Nossa ideologia de cultura de paz se confunde muito com a importância da arte para a construção de cidadãos mais conscientes e construtores de um mundo melhor. Por isso estamos muito felizes por fazer parte dessa festa junto com nossos alunos”, explicou. A eficácia do programa é reconhecida por entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“Esse projeto é pioneiro, surgido de um sonho a partir de uma ideia simples, mas de importância muito grande. A ideia é mostrar nossa casa e formar um novo público, uma nova plateia, que também aprenda a amar e cuidar do nosso teatro”, destacou a diretora do Theatro da Paz, Ana Cláudia Moraes. Para 2017 já estão agendadas visitas de grupos do Curro Velho, Fundação Carlos Gomes, Universidade Estadual do Pará (Uepa) e escolas da rede estadual de ensino. As visitas estarão abertas também a estudantes das escolas privadas ou assistidas por projetos sociais.
Nesta quarta-feira (15), a Amazônia Jazz Band apresenta, a partir das 20h, o concerto “O jazz homenageia o Teatro da Paz e Waldemar Henrique”, sob a regência do maestro Nelson Neves, nas comemorações do teatro e em homenagem ao maestro e compositor Waldemar Henrique, que nasceu no mesmo dia da fundação do da casa de espetáculos, do qual foi, também, diretor. O evento tem entrada franca, mas os ingressos já estão esgotados. Este ano, a Amazônia Jazz Band lança o primeiro DVD, gravado em 2016, com a participação da cantora paraense Jane Duboc. O disco marcará o surgimento do grupo, há 20 anos.
Por Nil Muniz