A sede da Federação Paraense de Ginástica (Fepagin), que atualmente desenvolve suas atividades com apoio da Fundação Pro Paz e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), recebeu, na manhã deste sábado (5) centenas de atletas para a Copa Talentos e Copa Conjuntos de Ginástica Rítmica, evento que encerrou o calendário oficial 2016 da entidade.
As disputas reuniram atletas nas categorias Fraldinha (de 5 a 8 anos), Pré-Infantil (de 9 a 10), Infantil (de 11 a 12), Juvenil (de 13 a 14) e Adulto (a partir de 15 anos), que representaram o Projeto Salvaterra de Ginástica Rítmica, o Centro Norte de Ginástica, o Centro de Ginástica do Pará e a Escola Municipal Antônio de Carvalho Brasil.
O destaque desta edição da copa foi para o Projeto Salvaterra de Ginástica Rítmica, que pela primeira vez saiu do Marajó para participar de um torneio oficial. O projeto acontece simultaneamente na Escola Zacarias Passos de Araújo, de Salvaterra, e Escola 7 de Setembro, localizada na agrovila Jubim, zona rural do município, que fica há aproximadamente 14 quilômetros da sede. Atualmente, 16 atletas de Salvaterra e 22 de Jubim treinam nas categorias Fraldinha até Adulto.
A professora de Educação Física Kellen Sarges (38), de Salvaterra, disse que a possibilidade de trazer suas alunas a Belém representa acima de tudo uma realização profissional e orgulho pelo crescimento das atletas. “Hoje vivo a realização de um sonho, que é formar uma equipe e mostrar que no Marajó não temos apenas as modalidades esportivas mais tradicionais. Hoje, temos um projeto lindo de ginástica rítmica feito com qualidade e comprometimento, que formará grandes atletas no Pará”, vaticinou a professora.
Para a marajoara Ilma Chaves (35), casada e mãe de dois filhos, “foi muito bom ter vindo do Marajó para ver a filha ganhar destaque numa disputa de ginástica tão importante da capital”. Ela é mãe da pequena Isaura, que subiu ao pódio para receber o terceiro lugar Conjuntos na categoria Fraldinha e era pura emoção ao ganhar sua primeira medalha. “Eu estou muito feliz e emocionada. Nunca imaginei que seria possível ganhar essa linda medalha”, declarou a pequena campeã, que junto a suas outras colegas levaram os 2º, 3º e 4º lugares na mesma categoria.
O presidente da Fepagin, Agenor Paes, disse que a parceria do Governo do Pará é muito importante para a entidade. “Temos aqui atletas fantásticos de vários bairros de Belém, como a Terra Firme, Canudos, Cremação e outros. Inclusive, recebemos alunas de alguns polos do Pro Paz nos Bairros, o que nos deixa muito felizes. A parceria com entidades como a Fundação Pro Paz é muito significativa, pois para além do esporte estamos trabalhando o desenvolvimento humano dessas crianças”, declarou.
Por Nil Muniz