Durante este final de semana, o Pro Paz Enem realizou aulão no município de Santarém. A aula, que aconteceu no sábado (10) no auditório da Universidade Federal do Oeste do Estado (Ufopa) e no domingo (11) no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPS), reuniu cerca de 500 estudantes.
O Pro Paz Enem nasceu de uma parceria entre a Fundação Pro Paz e a Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc) com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas de Integração (Seeips) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e tem como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem. Somente neste final de semana o projeto realizou simultaneamente aulas em Santarém, Abaetetuba e Belém.
Em Santarém, o aulão se destacou com a participação da equipe e de alunos da Unidade de educação especializada da Seduc. Durante a aula, um professor de libras traduziu a aula para alunos com deficiência auditiva.
Para Leticia Oliveira, 28 anos, deficiente visual, a aula é uma grande ajuda para realizar o sonho de entrar na universidade. “Eu estudo na unidade de educação especializada da Seduc há dois anos. Desde o ano passado divulgaram que o Pro Paz Enem viria para cá, mas por problemas pessoais não pude vir e nem fazer o Enem. Esse é o meu primeiro ano tentando a prova e estou muito feliz em estar participando da aula. A gente percebe a experiência vasta dos professores e a preocupação em passar exatamente as informações que tem maior probabilidade de cair na prova, mostrando também técnicas e macetes para a gente. Tenho certeza que essa aula vai ser de grande ajuda para mim”, afirmou.
“É o segundo ano que participo do Pro Paz Enem e acho que assistir essa aula, com professores tão experientes, ajuda muito a gente. Vou assistir todas as aulas que vierem para cá”, disse Josiane Amaral, 16 anos, estudante do terceiro ano da rede pública de ensino.
Para a professora de literatura da rede estadual de ensino, Helen Suzandrey, o projeto repete seu êxito ao unir o ensino público e particular para auxiliar os alunos. “É extremamente importante essa integração entre o Pro Paz e a Seduc. Todos ganham e aprendem juntos. As aulas do Pro Paz Enem não vêm para substituir os professores da escola e sim para somar ao conhecimento deles, ajudando para que os alunos tenham ainda mais chances de atingir uma boa nota no Enem”, assegurou.
“O Pro Paz Enem vem com a proposta de aula inovadora, feita especialmente para ajudar e fortalecer esse aluno. Trazer essa estrutura de Belém para outros municípios é muito gratificante para nós. Esperamos colaborar este ano com que ainda mais alunos da rede entrem em uma universidade”, completou Mauricio Dantas, coordenador do Pro Paz Enem.
O Enem 2016 conta com 9.276.328 inscritos no país, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Somente na região Norte foram mais de 3 milhões de inscrições.
Além de Santarém, o projeto está realizando aulões nos municípios de Castanhal, Capanema, Breves, Portel e Abaetetuba, além das aulas na capital. Para levar estas aulas para outros municípios do Estado, o projeto irá contar, a partir do dia 14 de setembro, com um programa semanal na TV Cultura.
Por Mayara Albuquerque