Cerca de três mil pessoas foram atendidas na ação de cidadania promovida nesta terça-feira (12), na área do Ver-o-Peso, pela Fundação Pro Paz e as secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Participaram ainda da ação, que foi uma homenagem aos 400 anos de Belém, a Defensoria Pública do Estado e demais parceiros, como o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Prefeitura de Belém.
Durante a programação foram ofertados serviços de emissão de documentos como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, primeira e segunda vias de Certidão de Nascimento, emissão de foto 3x4, atendimento jurídico, serviços de saúde – incluindo vacinação contra a gripe, febre amarela e hepatite B –, testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV e atendimento médico especializado de ginecologista, pediatra e clínico geral por meio da unidade móvel da Sespa.
A Prefeitura de Belém fez ainda o cadastramento para emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do programa Bolsa Família. O Instituto Embelleze ofereceu serviços de maquiagem e corte de cabelo gratuitos.
Entre os serviços oferecidos pela Fundação Pro Paz, a grande procura foi por documentação. A estudante Beatriz Mendes, 18 anos, aproveitou a ação para providenciar a primeira Carteira de Trabalho. “Quero começar a procurar por emprego. Essa ação foi muito importante para me ajudar nisso. O atendimento foi rápido, e já estou saindo daqui com o documento”, afirmou.
“Fiquei sabendo da ação e aproveitei para me consultar. O médico me atendeu muito bem e foi muito atencioso. É muito importante que, no aniversário de Belém, tenhamos estas ações para a população”, afirmou a dona de casa Tereza Costa, 40 anos.
“Em 2015 alcançamos um grande número de atendimentos para a população, em todas as regiões do Estado, e em 2016 esperamos aumentar cada vez mais estes atendimentos. Mais que um dever, este é um compromisso da Fundação Pro Paz com as comunidades”, afirmou o presidente da fundação, Jorge Bittencourt.