Na última quarta-feira, 4, a equipe de secretários do Governo do Pará, do Governo do Mato Grosso e o UNICEF se reuniram no Palácio dos Despachos, para trocar experiências sobre os modelos de gestão e a Agenda Criança Amazônica.
A reunião também foi um momento de articulação para o encontro da equipe de Secretários dos nove estados da Amazônia Legal, que será realizado no mesmo período do Encontro de Governadores da Amazônia Legal, onde será constituído um Fórum pelo Progresso Social, pautado nos desafios sociais da região amazônica.
O encontro faz parte de uma agenda organizada pela Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips), que vem articulando com o estado do Mato Grosso e a UINCEF, a construção de uma agenda social integrada com o objetivo de enfrentar desafios que são semelhantes aos estados da Amazônia. Durante a visita ao Pará, os representantes do Governo do Estado do Mato Grosso tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme, do polo do Polo Pro Paz nos Bairros da Ufpa e visitar a sede do Pro Paz Mulher.
Paulo Roberto Junior, da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, destacou pontos da gestão realizada no Pará, que podem ser levados para o estado da região Centro-Oeste do país. “A impressão que tive é bastante positiva, gostei do projeto desempenhado aqui no Estado e o que mais me chamou a atenção foi a preocupação dos profissionais e a humanização do sistema. Com certeza algumas coisas que vimos aqui podemos levar para o nosso estado”, afirma.
“A Fundação Pro Paz vem desenvolvendo uma agenda com atividades para a criança e o adolescente em situação vulnerável não só no Pará, como em toda a Amazônia Legal brasileira. É importante que estes trabalhos, voltados para a assistência social, não esteja só focado na capitais, mas também se realize nos interiores de ambos os Estados e por isto esta parceria é tão importante”, ressaltou Jorge Bittencourt, Presidente da Fundação Pro Paz