Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


Fotos: Carlos Sodré/ Ag. Pará

(Agência Pará de Notícias)

Mais de 30 mil atendimentos entre os anos de 2004 a 2014, voltados para crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência domestica e sexual, na capital e em várias regiões do Estado. Esse é o balanço do programa Pro Paz Integrado, que completa nesta segunda-feira (17) dez anos de criação.

O Pro Paz integrado é um projeto de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e mulheres vítimas de abuso e exploração sexual que, por meio da integração dos serviços médico, psicossocial, de defesa social e perícia, promove o atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às vítimas e suas famílias em um só espaço.

O formato implantado pelo governo do Estado se tornou referência nacional, de acordo com o Ministério da Saúde. “A avaliação que podemos fazer sobre esse programa é muito positiva, principalmente pela resposta que o serviço tem levado, sobretudo, à população que mais precisa. O serviço oferecido pelo Pro Paz Integrado adquiriu uma referência no Brasil e está se tornando referencia internacional. Esse sucesso se deve também à equipe, que é muito comprometida e que abraçou a causa do programa”, avalia a coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca.

O programa oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne contra as DSTs/ Aids e gravidez decorrente de estupro, com medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; e também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.

A implantação do projeto vem ajudando a reduzir a revitimização e a superação dos traumas das vítimas e seus familiares, além de incentivar a denúncia de crimes cometidos contra crianças, adolescentes e mulheres. Hoje, são atendidos em média seis casos por dia em cada unidade do projeto.

Atualmente o programa conta com duas unidades de atendimento em Belém, na Santa Casa de Misericórdia do Pará e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Em 2012, o serviço foi descentralizado da capital e levou o mesmo atendimento às mulheres vítimas de violência com a implantação de núcleos de atendimento em Santarém, para atender a região do Baixo Amazonas; no município de Bragança, que atende toda a Zona Bragantina; Altamira, que atende a Região de Integração do Xingu; Tucuruí, que atende a população da Região de Integração do Lago; e Paragominas, atendendo a região Guajarina.

O Pro Paz Integrado também conta com um posto de atendimento avançado no novo Terminal Hidroviário de Belém, ampliando a rede de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e mulheres que vivem na região das Ilhas de Belém ou que usam os rios para se deslocar. O Pro Paz Integrado funciona por meio de uma rede de enfrentamento, em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Números:

Atendimentos a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência (2004 a 2014)

Pro Paz Santa Casa: 9.007
Pro Paz CPC: 3.082
Pro Paz Região Xingu: 401
Pro Paz Zona Guajarina: 262
Pro Paz região do Lago: 387
Pro Paz Baixo Amazonas: 5.253
Pro paz zona bragantina: 947
Total de pessoas atendidas/violência: 19.366

Atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual (2004 a 2014) 
Pro Paz Santa Casa: 9.007
Pro Paz CPC: 2.242
Pro Paz Região Xingu: 92
Pro Paz Guajarina: 26
Pro Paz Região do Lago: 73
Pro Paz Baixo Amazonas: 487
Pro Paz Bragantina: 116
Total de pessoas atendidas/ violência sexual: 12.043

Serviço:
Núcleo Santa Casa - Rua Bernal do Couto S/N, Bairro Umarizal. Belém – PA
Telefone: (91) 4009-2268/3223-2412

Núcleo Renato Chaves - Rodovia do Mangueirão, S/N, Bairro: Benguí. Belém – PA
Telefone: (91) 4009-6000

Posto de Atendimento Avançado Pro Paz Integrado - Terminal Hidroviário de Belém "Luiz Rebelo Neto", galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), ao lado do posto do Juizado da Infância e Juventude, próximo ao portão de desembarque.

Núcleo Baixo Amazonas - Avenida Sérgio Henn, nº 70, Bairro: Inventoria. Santarém - PA

Núcleo Zona Bragantina - Rua Martins Pinheiro, S/N, esquina com a Duque de Caxias, Bairro: Alegre. Bragança - PA

Núcleo Xingu - Rua Curitiba, s/n, Bairro Jardim Uirapuru. Altamira - PA

Núcleo Região do Lago - Rua São Paulo, S/N, Bairro Bela Vista, ao lado da Creche Menino Deus, atrás do Detran. Tucuruí - PA

Núcleo Região Guajarina - Rua Industrial, S/N, Bairro Jardim Bela Vista, ao lado do Quartel. Paragominas – PA
Telefone: (91) 3729-1068

Texto:
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/projetos/geral/noticias/pro-paz-integrado-comemora-dez-anos-com-mais-de-30-mil-atendimentos