Fotos: Rodolfo Oliveira/ Ag. Pará
(Agência Pará de Notícias)
O governo do Estado entregou quinta-feira (27) a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Bonito, no nordeste paraense. Localizada na rua Padre Ângelo, no bairro Pongão, a unidade é uma das 34 que já foram entregues no Estado. No total, são 72, das quais 42 estão em construção. Participaram da inauguração em Bonito o governador Simão Jatene, o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda, o delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, e comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes.
Em quase quatro anos, cerca de R$ 550 milhões já foram investidos pelo governo do Estado na área de segurança pública, em obras (reformas e construções) e aquisição de veículos e equipamentos, com o objetivo de garantir a melhoria dos serviços prestados à população paraense.
Para Rilmar Firmino, a obra é mais um avanço dentre os vários investimentos feitos pelo governo na segurança. “Aqui na região já temos inauguradas, nestes moldes, as UIPPs de Viseu, Bragança, Cachoeira do Piriá, Santa Maria do Pará e São Miguel do Guamá. Estamos construindo em Quatipuru, Nova Esperança do Piriá, Capitão Poço e um complexo em Capanema, que além da Unidade Integrada Pro Paz terá a sede da 6ª Área Integrada de Segurança Pública (Ispa), onde teremos o Comando da Polícia Militar e o Comando da Superintendência da Regional Bragantina”, detalhou o delegado geral.
Além disso, será construído um posto de identificação civil em Capanema, com emissão de documentos on-line, ou seja, na hora. “Este será o único ponto que trabalhará com este sistema”, disse Firmino. Ao todo, segundo o delegado geral, foram reformadas 42 delegacias em todo o Estado. Na região Bragantina, foram reformadas as delegacias de Salinópolis, Santarém Novo, Primavera, São João de Pirabas, Ourém e Santa Luzia do Pará.
Atendimento – O governador Simão Jatene falou sobre a importância do patrimônio público à sociedade e como obras como a UIPP são resultado da contribuição de cada cidadão. “Uma obra como essa tem muitos significados. Primeiro, a questão do espaço mais adequado para receber a sociedade, a coletividade, aqueles que precisam do serviço, mas também um espaço mais adequado para os servidores públicos, para policiais civis e militares, para que todos os profissionais da área envolvidos neste espaço possam prestar um serviço de mais qualidade”, afirmou.
“A obra física não é tudo, mas ela é um passo importante. E mais do que qualquer palavra, a qualidade da obra é um indicativo disso. É uma forma de respeito ao cidadão e de respeito ao servidor público. Acredito que assim vamos construir um serviço público de qualidade. Precisamos cada vez mais conhecer e defender a condição pública das obras que são feitas com recurso do Estado pela compreensão que este dinheiro vem de cada um, de cada cidadão que paga o seu imposto”, afiançou o governador.
Diversas inovações já foram implementadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a fim de assegurar o atendimento das demandas da sociedade e o respeito aos direitos humanos. As UIPPs reúnem ações de diversos órgãos (entre eles as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), além das áreas que trabalham as políticas sociais do governo, como o Programa Pro Paz.
Um aspecto importante das UIPPs é o funcionamento, no mesmo espaço físico, de um Núcleo de Mediação de Conflitos, que tem o apoio de profissionais das áreas de assistência social, psicologia, direito e da própria polícia, para solucionar questões na esfera da comunidade local.
Diego Andrade
Secretaria de Estado de Comunicação