Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


Além da emissão de documentos, o evento teve oficinas pedagógicas e palestra de orientação profissional para os alunos.

Terminou nesta sexta-feira, 30, mais um mutirão de atendimento para a comunidade da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro. A programação realizada pelo programa Pro Paz em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Pacto pela Educação, disponibilizou o serviço de emissão de documentos, com o objetivo de garantir cidadania para a comunidade escolar, principalmente alunos a partir de 14 anos, garantindo a documentação necessária para as inscrições nas provas de vestibulares realizadas no segundo semestre de 2014.

O evento contou com os serviços de emissão de documentos como carteiras de identidade e de trabalho, CPFs e certidões de nascimento, além de realizar oficinas pedagógicas para os alunos com temas como ética, cidadania, cultura de paz e palestra de orientação profissional para os alunos. Todas as atividades foram desenvolvidas por servidores do Pro Paz e Seduc.

Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, Camila Pereira de Sales, 14 anos, aproveitou a programação para tirar a segunda via da carteira de identidade e sua primeira carteira de trabalho. Com o documento em mãos, Camila já fazia planos para entrar no mercado de trabalho. “Tinha muito tempo que eu queria tirar novos documentos, o que mais me preocupava era não conseguir trocar o RG, mas com essa atividade aqui na escola não só troquei a identidade como tirei também a minha primeira carteira de trabalho. Agora vou começar a procurar lugares que aceitem jovens aprendizes para ganhar experiência o quanto antes”, disse.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Ana Carolina, aproveitou o mutirão para trocar a carteira de identidade, já que ela informou o número de seu RG na inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. “Estava muito preocupada com o estado da minha carteira de identidade. Ainda bem que teve essa atividade aqui na escola. Agora com a nova carteira de identidade posso ficar mais tranquila na hora de apresentar o documento no dia da prova do Enem”, declarou.

Para o coordenador da programação realizada na Escola Estadual Honorato Filgueiras, Vagno Silva, o objetivo do mutirão foi alcançado, já que a grande maioria dos alunos foi atendida desde o início das atividades realizadas ontem até o último dia nesta sexta-feira. “Conseguimos cumprir com o nosso objetivo, que foi levar as ações do Governo do Estado. Sem dúvida atendemos a todos que estavam sem documentos e não foi apenas os alunos, pais, professores também foram atendidos, reforçando a parceria do Governo com a comunidade escolar”, afirmou.

Além do serviço de emissão de documentos, a escola também recebeu programações pedagógicas para o exercício da ética e cidadania. Foram realizadas também atividades de incentivo à leitura, produção de poesias e orientação profissional, que contaram com grande participação dos alunos.

Para a coordenadora de Ações Educativas Complementares da Seduc, Clarice Pinto, a parceria com a diretoria da Honorato Filgueiras foi fundamental para que os resultados esperados fossem alcançados. “A escola Honorato Filgueiras conta com um projeto chamado ‘Família na Escola’ e por isso percebemos a grande participação, não só de alunos, como também de seus responsáveis. Eles vivenciaram as diversas ações pedagógicas que realizamos aqui, focados na convivência em família”, explicou.

O evento é uma realização do Pro Paz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Pacto pela Educação do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Policia Civil, Defensoria Pública do Estado e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Texto:
Tiago Furtado

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/comunidade-escolar-no-distrito-de-mosqueiro-recebe-programa%C3%A7%C3%A3o-especial-de-cidadania