Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


Fotos: Tiago Furtado/ Ascom Pro Paz

Nesta quinta-feira, 11, os moradores do bairro do Tapanã e Pratinha receberam mais um Fórum de Segurança Pública, que teve o objetivo de incentivar a participação da população no debate dos problemas e dificuldades enfrentados na área da segurança pública, além de apresentar propostas direcionadas à construção da cultura de paz. O encontro, que foi realizado na Escola Estadual Dr. José Marcio Ayres, contou com a presença dos representantes das Polícias Civil e Militar, Detran e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para discutir ações, em parceria com as comunidades, que possam coibir a criminalidade nos bairros, além de apresentar a equipe que vai trabalhar na nova Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) que vai funcionar no bairro do Tapanã.

Segundo a representante do Pro Paz no Fórum de Segurança Pública, Sonia Gama, a programação aproxima toda a comunidade da prática da cultura de paz. “Esta é mais uma proposta para que juntos possamos discutir a construção da paz, por meio de um diálogo democrático. A presença dos principais órgãos de governo ajuda a traçar objetivos para disseminação da cultura de paz no bairro do Tapanã e da Pratinha”, afirmou.

Entre as ações que serão realizadas em parceria com a população é aguardada com grande expectativa a inauguração da nova UIPP, programada para este mês de setembro. Segundo a professora da Escola Estadual Guadalupe, Maria dos Anjos Luz, o Fórum de Segurança Pública era aguardado por todos para que os moradores tivessem como debater as ações que coloquem em pratica a cultura de paz nas casas e escolas do bairro. “O Fórum realizado aqui vai ajudar na organização de toda a comunidade para fazer o que precisa para garantir a cultura de paz. A nova UIPP, por exemplo, vai somar com aquilo que almejamos e queremos para a nossa sociedade, que é segurança para todos”, disse.

Durante a realização do Fórum, foi apresentada para os moradores a delegada que vai atuar na nova UIPP, Adriana Barbosa, que declarou ser fundamental a participação da população para o enfrentamento da violência. “Vai ser uma missão gratificante, pois podemos fazer história por aqui e dar uma resposta para a população. A gente tem tudo para fazer história no bairro, fizemos todo o mapeamento da situação para realizar ações de combate a práticas criminosas, como o furto, roubo e a lesão corporal, por isso é importante a articulação dos moradores. A grande presença da população no Fórum mostra que eles estão com grande expectativa para que nós possamos enfrentar as carências do bairro”, declarou.

Texto:
Tiago Furtado

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/moradores-do-tapan%C3%A3-e-pratinha-participam-do-f%C3%B3rum-de-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica