Fotos: Cristino Martins / Ag. Pará.
A dona de casa M.S, 36, participou, nesta quinta-feira (17), de uma missa em ação de graças realizada na Unidade Pro Paz Mulher, inaugurada no dia 1º deste mês, em Belém. O rito, celebrado pelo Pe. Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, reuniu assistentes sociais, psicólogas, profissionais administrativos, agentes da Polícia Civil e mulheres, vítimas de violência, que buscavam atendimento especializado.
“Sou uma das muitas mulheres vítimas de violência física, psicológica e emocional que passam todos os dias por aqui. Fui muito bem recebida desde a minha chegada, mas nunca imaginei que justamente hoje também pudesse receber auxílio espiritual por meio do nosso bispo. A gente chega aqui num momento de muito sofrimento, passando por momentos difíceis e encontrar uma reunião como esta não tem preço”, conta.
Na ocasião, o Bispo Teodoro proferiu palavras de encorajamento aos presentes e citou passagens da Bíblia Sagrada, cuja mensagem foi de apoio às pessoas vítimas de violência e de encorajamento à luta pelos direitos humanos.
“Gostaria de dizer que é meu dever estar aqui como igreja e pessoa. Chegar neste lugar e encontrar mulheres sendo acolhidas num espaço como este, digno e especial, com profissionais altamente capacitados, é continuar acreditando que as ações de amor e humildade podem fazer a diferença na vida daqueles que têm seus direitos violados. Encontrar um atendimento diferenciado, dispensado a essas mulheres fragilizadas é continuar crendo na felicidade como um dom que deve ser conquistado. Parabéns aos profissionais do Pro Paz, que considero um Oasis de busca de proteção e luta pelos direitos das pessoas”, declara.
A mensagem deixada pelo Bispo foi embasada no livro de Mateus, capítulo 11, da Bíblia Sagrada, quando relacionou a busca por atendimento das mulheres com a necessidade da religiosidade, por meio da pela palavra de Deus. “Deixo a vocês a palavra de força e fé, quando Jesus convoca a todos que estão cansados e oprimidos e alivia suas dores dizendo - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve - Peço que cuidem das suas dores, mas que não desistam dos seus direitos quando violados”, reitera.
Dom Teodoro Mendes Tavares é africano de Cabo Verde, tem 50 anos e é da Congregação dos Espiritianos. Foi ordenado sacerdote em 1993, sendo enviado em missão ao Brasil no ano seguinte, quando desempenhou diversas funções no município amazonense de Tefé. Foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém pelo Papa Bento XVI em fevereiro de 2011 e três meses depois a bispo por Dom Alberto Taveira Correia, atual Arcebispo de Belém.
A Unidade Pro Paz Mulher oferece atendimento às mulheres com idade acima de 18 anos, vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, por meio de serviços essenciais de atenção em um único espaço. O trabalho é realizado de forma integrada entre as diversas instituições que desenvolvem políticas públicas do Estado, entre as quais a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Polícia Civil. O modelo é pioneiro no Norte do país e deve garantir acolhimento interdisciplinar e qualificado, de maneira a promover a cidadania, evitar a revitimização e encorajar as mulheres paraenses e a buscar apoio especializado.
Serviço:
O Pro Paz Mulher está localizado na Travessa Mauriti, 2394, entre Av. Rômulo Maiorana (25 de Setembro) e Duque de Caxias, no bairro do Marco. O atendimento dos profissionais do Pro Paz funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) está disponível 24h.
Texto:
Nil Muniz