A UIPP está localizada na rua principal do Distrito Industrial, próximo ao pórtico de entrada da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará.
(Agência Pará de Notícias)
O bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua, ganhou na manhã desta terça-feira, 19, uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), que reúne, em um único espaço, diversos serviços na área da segurança pública, arte e cultura. A unidade foi entregue pelo governador Simão Jatene, em cerimônia onde também estiveram presentes o vice-governador Helenilson Pontes e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.
Com mais esta inauguração, entre obras concluídas, prontas para serem entregues e em construção já são 72 as UIPPs espalhadas em todo o estado. Cada uma delas funciona com base na concepção de polícia comunitária, que associa e valoriza dois fatores: a prevenção criminal e a identificação e resolução de problemas. “A UIPP tem como principal finalidade a difusão de uma cultura de paz. Falamos muito sobre violência, mas esse mal não tem um remédio único. Ele precisa da repressão? Sim, precisa. Mas todos nós sabemos que a repressão sozinha não é suficiente para reduzir ou acabar com a violência. Ela precisa da prevenção e a prevenção precisa de instrumentos concretos, e um deles é justamente a difusão da cultura de paz”, ressaltou o governador.
Jatene enfatizou que no local estarão presentes o Programa Pro Paz, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública, com o Núcleo de Mediação de Conflitos. “Todos trabalharão juntos para promover a melhoria da qualidade de vida da população”, disse. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, afirmou que os investimentos na área da segurança pública do Estado foram muito significativos. Segundo ele, desde o início do governo até o momento, já foram investidos mais de R$ 500 milhões em segurança. “Fizemos investimentos importantes em todas as áreas da segurança pública e vamos continuar investindo. Agora, nada disso terá sucesso se não houver a participação, o interesse e a colaboração da sociedade”, completou.
Líderes comunitários do Distrito Industrial e de outros bairros próximos da UIPP também estiveram presentes na inauguração e agradeceram o governador pela entrega do novo espaço. “O nosso bairro é visto por muitas pessoas como um lugar violento. Muita gente tem medo de vir aqui por conta dessa fama. Temos certeza que a partir de agora tudo irá mudar e, juntos, nós vamos conseguir reduzir os índices de violência do Distrito”, afirmou Maykon Santa Brígida, líder comunitário do Distrito Industrial.
A UIPP entregue está localizada na rua principal do Distrito Industrial, próximo ao pórtico de entrada da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI), em Ananindeua. A unidade foi equipada com veículos rastreados, motocicletas, sala da mediação de conflitos, sala de monitoramento das câmeras de segurança espalhadas pelo bairro, além de policiais militares e civis, bombeiros e técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Todos os profissionais que vão atuar na UIPP são capacitados em cursos de policiamento comunitário e de mediação de conflitos. A UIPP funcionará de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, com plantões policiais 24 horas.
Texto:
Bruna Campos - Secom