Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


Hoje já são 12 os alunos do Pro Paz que estão no Paysandu. Alguns já estão até federados e podem disputar competições pelo clube.

Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará.

Walber Ferreira, 14 anos, é atendido desde 2011 no polo do Pro Paz UFPA, que oferece atividades de esporte, lazer e arte. A que ele mais gosta é o futebol, e devido ao bom desempenho apresentado ele foi selecionado pelo professor do polo e preparador físico do time profissional do Paysandu, Antônio Teles, conhecido como Pompeu, para participar das categorias de base do time bicolor.

Morador do bairro do Guamá, em Belém, Walber faz parte de um grupo de cinco jovens que conseguiram uma vaga no time sub-15 do Paysandu. Outros sete jovens que participavam das atividades do Pro Paz nos Bairros já estão federados e podem disputar campeonatos pelo time bicolor.

Walber já está há um ano nas categorias de base do Paysandu e a primeira coisa que lhe chamou a atenção foi a estrutura no local de treinamento, o que só aumentou a expectativa de se tornar um jogador profissional pelo time bicolor.

O jovem também destaca a disciplina e o bom relacionamento com os demais colegas de time. “Aqui a gente aprende muita coisa, desde os fundamentos mais simples até o treinamento durante os coletivos. Eu sempre gostei de jogar bola e no Pro Paz eu nunca perdi uma atividade física, nem no Paysandu. Todos nós que saímos do Pro Paz, nos damos bem com os outros colegas de time e com o professor Pompeu e isso ajuda muito a gente que tem o sonho de ser um grande jogador de futebol. Quem sabe até eu possa jogar uma Libertadores da América pelo Paysandu”, disse.

Pompeu levou recentemente seis alunos que se destacavam no Pro Paz da UFPA para o time sub-15 do Paysandu. Ao todo, 12 jovens saíram do polo para o clube bicolor. Alguns fazem parte da equipe sub-15 e os que já estão federados podem disputar campeonatos pelo time bicolor. Todos os adolescentes contam com materiais esportivos cedidos pelo Paysandu além de auxílio transporte cedido pelo Pro Paz UFPA, para que eles não faltem aos treinamentos - todas as terças e quintas à tarde -, no campo do Hospital da Aeronáutica.

Segundo Pompeu, além de evoluir tecnicamente, os jovens do Pro Paz UFPA tem a oportunidade de evoluir moralmente por meio do trabalho realizado pelo clube e pelo projeto. “Muito mais que formar atletas, nós queremos formar novos cidadãos. Aqui eles tem a possibilidade de atuar em equipe, o que estimula a interação. Essa é a sequência de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há um bom tempo. Começamos com cinco alunos e observei que tinham talento e poderiam se desenvolver no esporte. Hoje já são 12 os alunos do Pro Paz aqui que estão no Paysandu. Alguns já estão até federados e podem disputar competições pelo clube”, revelou.

Além de bom desempenho no futebol, Pompeu também estimula os seus alunos a se dedicarem aos estudos, para que possam ter um bom desenvolvimento e oportunidades também fora dos gramados. “Esse é um mundo novo que o Pro Paz oferece para esses meninos. Eu sempre incentivo os alunos a se dedicarem aos estudos e digo pra eles não focarem apenas no futebol, pra que possam ter também uma evolução intelectual. Se algum desses jovens não continuar no futebol poderá seguir por outra área que tenham interesse”, observou.

O jovem Iosmar Cledson, participa há dois anos das atividades de esporte e lazer no Pro Paz UFPA. Há um ano ele está no Paysandu e, para ele, a possibilidade de treinar em um grande time futebol aumenta as chances de conseguir alcançar o seu grande sonho, que é ser jogador de futebol. “Eu gosto muito de jogar bola e quando teve uma seletiva para o Paysandu, o Pompeu me incentivou a participar para tentar entrar no time e acabei passando. Agora estou fazendo o que mais gosto, lá e no Pro Paz, onde me divirto e aprendo muito junto com os meus amigos”, afirmou.

Para a coordenadora do Pro Paz UFPA, Tilene Santos, as atividades realizadas pelo Programa em parceria com iniciativas como a do Paysandu ajudam a descobrir talentos escondidos nas periferias de Belém e aproxima a população das ações realizadas pelas iniciativas pública e privada.

Atualmente o Pro Paz UFPA atende 438 crianças e adolescentes com diversas atividades esportivas. Além do futebol, o programa também oferece atividades de natação, vôlei, basquete e o manbol, modalidade esportiva inovadora que surgiu em Belém. Os alunos tem, ainda, aulas de dança contemporânea, teatro, aulas de circo, artes plásticas e visuais, percussão, artesanato e incentivo à leitura.

Texto:
Tiago Furtado

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/projetos/geral/noticias/alunos-do-pro-paz-nos-bairros-s%C3%A3o-selecionados-para-categorias-de-base-do