Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


O mutirão tem como objetivo incentivar a comunidade escolar, principalmente alunos partir de 14 anos, a tirar novos documentos de identificação.

Começou nesta sexta-feira, 25, um mutirão de cidadania realizado pelo Pro Paz nas Escolas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Pacto pela Educação do Pará, que oferece serviços de emissão de documentos, atendimento jurídico e corte de cabelo para alunos, pais e professores da Escola Estadual Camilo Salgado, localizada na avenida Roberto Camelier, no bairro do Jurunas. A ação tem como objetivo incentivar a comunidade escolar, principalmente alunos a partir de 14 anos, a tirar novos documentos de identificação, como carteiras de identidade e de trabalho, CPFs e certidões de nascimento, além de oferecer os serviços de atendimento jurídico e corte de cabelo gratuitamente.

O mutirão é destinado à comunidade escolar, formada por professores, alunos e seus pais e é uma oportunidade para que muitos adolescentes possam tirar os seus primeiros documentos, como é o caso da aluna Sara Silva Lara, de 16 anos, que aproveitou o mutirão realizado na sua escola e tirou a sua primeira carteira de trabalho. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Sara elogiou a programação realizada, já que não vai precisar se deslocar para outro lugar em busca de uma carteira de trabalho. "Achei muito bom esse atendimento aqui na escola porque a gente pode aproveitar para tirar os documentos sem perder aula, muitos colegas também vão tirar a primeira carteira de trabalho aqui", disse.

Os pais dos alunos da Escola Estadual Camilo Salgado também podem participar do mutirão de emissão de documentos promovido pelo Pro Paz nas Escolas. A aluna Sara Silva Lara foi acompanhada de sua mãe, Maria da Conceição, durante o mutirão. Maria elogiou o atendimento realizado e ressaltou a importância de levar cidadania para a população de bairros mais afastados do centro da cidade. "Isso ajuda a gente que não pode ir até outro local para tirar documentos, sem falar que aqui a gente não precisa pagar nenhuma taxa para uma segunda via, por exemplo", afirmou.

Segundo o coordenador do mutirão, Vagno Silva, o mutirão vai atender adolescentes a partir de 14 anos, para que eles possam contar com todos os documentos necessários para o cadastro nas provas de vestibulares que serão realizadas, como o Enem, UFPA e Uepa. "Toda a nossa programação faz parte de uma parceria com o Pacto pela Educação no Pará e a Secretaria Estadual de Educação e vamos levar cidadania para os alunos de várias escolas públicas de Belém garantindo o acesso de toda a comunidade escola a cidadania", declarou.

O mutirão realizado pelo Pro Paz nas Escolas é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por meio do Pacto pela Educação do Pará e segue até amanhã, no horário de 8h às 14h. A programação na Escola Estadual Camilo Salgado é realizada junto com a Operação Minerva, desenvolvida pelas instituições do Sistema de Segurança Pública e demais órgãos do Governo do Estado e que tem como objetivo reduzir os índices de ocorrências registrados nas áreas do Jurunas, Cremação e Condor, com ações ostensivas, preventivas e repressivas de policiamento.

Texto:
Tiago Furtado

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/projetos/geral/noticias/mutir%C3%A3o-de-cidadania-atende-alunos-de-escola-estadual-no-jurunas